A Pousada Bom Samaritano [que atua na recuperação de dependentes químicos oferecendo tratamento gratuito] desenvolve algumas atividades que ajudam a trazer recursos para a casa. Entre elas, está a criação de pássaros exóticos como diamante gold, agapornis, mandarim, manon, calafate e calopsita, que são comercializados no local.
Antonio Botasso informou que há excesso de filhotes, principalmente de calopsitas. Alguns deles foram domesticados, mas precisam ser vendidos logo. Botasso afirma que os calopsitas são dóceis, alguns até são levados pelos donos no ombro. Além dos pássaros, são criados coelhos que são o encanto das crianças. Os filhotes já enchem o viveiro.
Na parte da marcenaria, a Pousada confecciona banquetas, tábuas de passar roupa, cavalinhos de brinquedo, porta talheres ou revistas, mesas com cadeiras, casinhas para passarinhos e vários outros. Botasso destaca ainda que são aceitas encomendas, tanto para mesas e cadeiras quanto pequenos móveis.
Os trabalhos na marcenaria são feitos por voluntários que utilizam os equipamentos disponíveis para montagem das peças. As madeiras são doadas principalmente pela Vidrosul, Olivar Móveis e Sitta. Há também uma sala de pintura e outra em que ficam guardadas as peças produzidas.
Antonio Botasso contou que várias pessoas já foram até a Pousada levando modelo de peças para fazer lembrança de festas, enfeites de mesa, entre outros. Os internos da Pousada também estão produzindo peças em cimento, para decoração de jardins em formatos como pés, margarida e borboleta, que podem ser adquiridas com ou sem pintura.
Os interessados podem fazer uma visita à Pousada Bom Samaritano, conhecer os trabalhos e as peças produzidas.