A igreja Nossa Senhora de Fátima (Vila Barros) realiza missa hoje (2), em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, com a bênção das velas às 20h. Amanhã (3), haverá missa de São Brás, com a bênção da garganta, também às 20h.
MATRIZ – Hoje haverá missa às 7h, na igreja Nossa Senhora Aparecida e às 19h30, na comunidade São Francisco com a bênção das velas. Amanhã, serão celebradas missas às 7h e às 19h, na igreja Matriz, com a bênção da garganta.
HISTÓRIA – No antigo engenho Pitanga, hoje Candeias, a 46 km de Salvador (BA), foi edificada, há mais de três séculos, pequena ermida em honra a Nossa Senhora da Candelária. A antiga capelinha erguia-se no monte, no mesmo local do atual Santuário com a frente para o poente.
Naquele tempo, a mata cercava a ermida e em seu redor havia pequenas casas. Pessoas piedosas construíram o engenho e a pequena ermida em terrenos pertencentes à Cia. de Jesus. Os Padres Jesuítas indenizaram estas benfeitorias, pagando sete mil cruzados, lavrando a escritura em 1° de julho de 1643.
Em 1760, o engenho e as terras foram postas em leilão e arrematadas na porta da Câmara Municipal de Salvador, pelo Coronel Jerônimo Queiroz, passando depois ao Senhor Manoel José de Teive Argolo.
Nessa época, aconteceu a cura da menina cega. A notícia se espalha e de todos os lugares vinham romeiros para agradecer e pedir graças a Mãe de Deus das Candeias (candeia é pequeno aparelho de iluminação, que se suspende por um prego, com recipiente de folha-de-flandres, barro ou outro material, abastecido com óleo, no qual se embebe uma torcida, e de uso em casas pobres. A citação Mãe das Candeias, quer dizer, Mãe das Luzes).
A cidade cresceu e a pequena ermida sofreu mudanças e foi construída a Gruta dos Milagres. Com o tempo, a Capela transformou-se na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias e depois Santuário.