A partir de amanhã até o mês de outubro, a pesca em toda a bacia do Rio Paraná está liberada, após o período de defesa da Piracema que serviu para a reprodução dos peixes mais vulneráveis durante a desova. Entretanto, toda atividade deve ser regularizada. Os pescadores amadores precisam ter a carteira expedida pelo Ministério do Meio Ambiente/Ibama ou estarão correndo risco de ter o pescado e os apetrechos utilizados para a pesca apreendidos, assim como sujeitos a multa e até detenção. Os pescadores profissionais, para exercerem sua atividade, precisam da permissão de pesca concedida pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com a legislação vigente, os amadores podem pescar até 10 quilos mais uma espécie e os profissionais sem limites para a captura.

Segundo informações do Pelotão de Polícia Militar Ambiental de Dracena, os pescadores precisam ficar atentos a Instrução Normativa 26/02/09 que trouxe alterações com relação às medidas de peixes.

A Associação dos Amigos do Meio Ambiente da Alta Paulista (AAMAAP) deverá promover várias ações neste período de pesca para preservar o Rio Paraná, incluindo conscientização de pescadores e soltura de alevinos que já estão sendo criados em tanques.

A associação está recebendo doações para este trabalho que podem ser feitas em valores que corresponderão a recebimento de selos nas categorias ouro, prata e bronze, para aquisição de alevinos.

SERVIÇO: A associação recebe novos sócios contribuintes. Informações no site www.aamap.org.br e no (18) 3821-27-46 com José Roque Fróio.