A presidente da Associação dos Produtores Rurais de Dracena, Arlinda Suzuki, entrou em contato com a reportagem ontem, para informar que recebeu telefonema da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento comunicando o restabelecimento do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, na cidade. Ainda de acordo com Arlinda, até a próxima semana a situação deve estar regularizada e a partir do dia 4 de maio, os produtores rurais associados podem entregar seus produtos na sede da Associação. “A Conab já liberou a aquisição dos produtos pelas entidades”, afirma.
Ela destaca o apoio do presidente da Fetaesp – Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Estado de São Paulo, Braz Augusto Albertini, que entregou o processo em mãos ao presidente da Conab.
Para o secretário municipal da Agricultura e do Meio Ambiente, Eduardo Basso, a retomada do programa é benéfica. “Tanto os produtores como as entidades ficarão satisfeitos com a notícia”, diz.
O programa, suspenso desde o dia 17 de março, funciona assim: os produtores rurais entregam seus produtos à Associação de Produtores Rurais e a compra é feita diretamente pela Conab, que destina os alimentos adquiridos a programas sociais da região. De acordo com dados da Associação, os 120 produtores participantes do programa ficaram sem entregar seus produtos e consequentemente sem remuneração, assim como as mais de 20 entidades assistenciais beneficiadas ficaram sem receber os hortifrutigranjeiros.
No último dia 13, a Associação realizou assembleia para prestar contas aos associados. Desde então, montou um processo e encaminhou a Conab pleiteando o retorno do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos.