Na reunião trimestral de avaliação das ações da Polícia Militar na região, ontem, na AABB de Dracena, o coronel Homero de Almeida Sobrinho, comandante do CPI-8, falou sobre o número de furtos e roubos em sua maioria ligados aos usuários de entorpecentes. Ele afirmou que os índices são preocupantes e os policiais estão sendo orientados a promover a conscientização e recuperação dos jovens por meio de trabalho preventivo com o envolvimento das comunidades.

“É preciso que haja ocupação dos jovens, seja no ensino profissionalizante, nos esportes, na música, com atividades que os motivem, os atraiam. Temos observado que em municípios onde há maior número de programas para jovens, o índice de envolvimento deles com entorpecentes estão sendo menores”, comenta.

O coronel Homero ainda disse que, neste ano, também notou o aumento de homicídios tendo como causa os entorpecentes. “A situação já está fugindo do roubo e do furto e partindo para os homicídios praticados pelo usuário ou pessoas envolvidas com o tráfico de drogas. Por isso, a necessidade dos comandantes se integrarem mais aos serviços da Polícia Civil e envolver a comunidade no trabalho preventivo”.

Outro ponto importante citado pelo coronel foi a família. “Muitos jovens se mantém na atividade infracional porque encontram no lar um ambiente negativo. Aqueles menores de idade que vão para a Fundação Casa, quando retornam para as famílias, não obtém mudança e voltam a praticar os atos infracionais”.

Quanto aos homicídios que, segundo Homero estão voltando a preocupar, as ações da polícia serão intensificadas. “O trabalho será retomado com mais operações com busca pessoal e em bares por causa do aumento dos homicídios. Boa parte deles aconteceram no lar, onde a polícia dificilmente consegue prevenir. As mulheres autoras de homicídios foram muitas este ano, o que mostra uma mudança de perfil e também a desagregação familiar, as brigas constantes, muitos homicídios são recorrentes de traições. Também precisa contar o uso de armas, principalmente em locais de venda de bebidas alcoólicas, onde os fatos ocorrem por causa de qualquer desentendimento”.

O coronel informou que o helicóptero Águia auxiliará nestas operações conforme a necessidade. O Águia ainda facilita a busca de pessoas em matas ou evadidas de sistema prisional. Ontem de manhã, o helicóptero atuava em Inúbia Paulista para localizar um veículo roubado que o condutor havia abandonado e fugido para um canavial.

Homero também citou que todas as reivindicações têm sido atendidas pelo Governo do Estado, lembrando que em breve serão recebidas novas viaturas adequadas para o patrulhamento em estradas rurais. Ele disse ainda que o governo já autorizou a contratação de 2.500 policiais militares.