No último mês, foi realizada a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Santa Mercedes, com o tema “Protagonismo e empoderamento da Pessoa Idosa – Por um Brasil de todas as Idades”, no espaço do Centro de Convivência do Idoso (CCI).
O evento contou com a participação aproximadamente 80 idosos e demais pessoas envolvidas no segmento para discutir e articular propostas e estratégias que apontam diretrizes referentes à política da terceira idade. A Conferência foi realizada em parceria com a Divisão de Promoção Humana e Assistência Social e o Conselho Municipal do Idoso.
Segundo a gestora municipal da Assistência Social, Natany Andrade Souza, a conferência abre um canal de diálogo com o público idoso para sugerir e propor políticas públicas necessárias e vividas por eles mesmos. O evento foi realizado no dia 12 de maio, às 8h, iniciado com o credenciamento e um delicioso café da manhã, com a solenidade apresentada por José Vieira Filho e abertura por conta de Iracira Rodrigues Salgon, Presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI).
A assistente social Fátima Elizete Zanoni Mastelini, abrilhantou a conferência com palestra que abordou de forma clara vários temas de interesse, principalmente sobre os direitos da pessoa idosa na sociedade. Vários grupos de trabalho foram formados para discutir propostas que serão inseridas no plano de ação da Política Municipal do Idoso.
Estiveram presentes no evento representantes do CMI, prefeito Rodrigo Eduardo Theodoro, vice-prefeito Lauro Saito, representante da Câmara Edson Vieira, representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social, Polícia Militar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e Conselho Municipal da Assistência Social.