O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Dracena divulgou o balanço dos serviços realizados ao longo de 2014. É de responsabilidade da instituição, visitar domicílios e realizar o inquérito canino, por setores da cidade, com coleta de amostras de sangue – para verificar quais estão contaminados com leishmaniose, além de oferecer orientações educativas à população.
Durante todo o ano, 7.963 domicílios foram visitados e coletados 946 amostras de sangue. Segundo informações do veterinário responsável pelo CCZ, Ivan José Borges, houve uma queda na coleta porque muitos fabricantes e laboratórios interromperam os trabalhos durante o período da Copa do Mundo.
Os testes com resultados positivos de leishmaniose são encaminhados ao Laboratório Adolfo Lutz, em Presidente Prudente, onde é feito um novo teste, enquanto os negativos ficam armazenados no município para o controle de qualidade. Após o exame comprovar em até duas vezes o resultado positivo, o proprietário tem que entregar o animal para equipe para que ele possa ser sacrificado. No ano passado, 184 animais tiveram que ser eutanasiados.
Borges falou da importância em manter as vacinas de cães e gatos em dia. Segundo ele, muitos animais estão morrendo por que os donos não se preocupam em manter a carteira de vacinação atualizada, visto que a vacina ainda é o método de proteção mais confiável e eficaz contra as doenças infecciosas que acometem os animais. “Com a falta de imunização, o número de animais doentes que são abandonados nas ruas cresceu expressivamente”, informou.
Em novembro do ano passado, foram cerca de cinco mil animais na campanha de vacinação contra a raiva realizada pela Prefeitura através do CCZ. Entretanto, para Borges, o número deveria ser muito maior, já que muitos não levam seus animais para serem imunizados, mesmo a vacina sendo gratuita. “A atual administração está trabalhando muito para melhorar a saúde pública. Muitos animais estão morrendo, mas não é por falta de trabalho e empenho do Centro de Zoonoses. Cada um deve fazer a sua parte”, finalizou o responsável.
SERVIÇO – O Centro de Controle de Zoonoses está situado à rua Spinardi, nº 3. Mais informações pelo telefone (18) 3822-7570.