Se por acaso você ainda está esperando alguma encomenda que deveria ter chegado para o Natal, cuidado com mensagens de e-mail que prometem “orientações” para poder buscar o seu pacote. Criminosos virtuais brasileiros têm enviados vários conteúdos utilizando o nome dos Correios e informações falsas sobre supostos pacotes que o cliente deveria receber.
As mensagens podem exigir que você preencha imediatamente algum formulário ou abra um anexo que supostamente contém mais informações sobre a encomenda. Independentemente do teor do e-mail, o resultado final é sempre o mesmo: o download e instalação de uma praga digital que pode roubar senhas – inclusive senhas de banco – do seu computador.
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) publicou em seu site oficial uma página com orientações sobre esses golpes e afirmou que não envia mensagens sobre o rastreamento de encomendas e que só envia e-mails por solicitação dos consumidores.
Os consumidores podem receber notificações da própria loja que enviou a encomenda (caso tenha sido uma compra) ou através do aplicativo dos Correios, que exige o cadastramento do código de rastreio da encomenda. O aplicativo exibe notificações no celular quando há alguma atualização.
Como essas fraudes são muito frequentes, especialistas recomendam que e-mails desse tipo sejam completamente ignorados, assim como outros temas comuns de fraudes, entre os quais estão procedimentos judiciais e policiais inexistentes, dívidas falsas e avisos fraudulentos de recadastramento bancário. (Com informações do G1)