O padre Manoel Cirino, 48 anos, de Flórida Paulista, morreu na tarde de ontem, 27, em Marília. Ele estava hospitalizado desde a semana passada quando sofreu acidente na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, em Lucélia. Na hora do acidente morreram o floridense Reginaldo Oquiali (39), agente funerário, conduzia o Fiat Punto da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista, e o empresário Adriano César Bazzo (44), da Auto Escola Alvorada de Adamantina. O padre Manoel seguia no Fiat Punto.
A única sobrevivente do acidente, a enfermeira Alessandra Zafanelli Oquiali (36), continua hospitalizada, na UTI do Hospital das Clínicas, também em Marília.
Segundo a Diocese de Marília, a causa da morte foi trauma craniano. “Em decorrência de um trauma crâniano sofrido no acidente, o quadro clínico do Padre Manoel sofreu uma piora na tarde de hoje (27), levando-o a óbito”.

Velório e missa

O corpo do sacerdote será velado na Igreja Imaculado Coração de Jesus, em Marília, onde moram os familiares do sacerdote. O velório foi aberto às 6h da manhã desta quarta-feira (28). Logo mais, às 15h, haverá celebração da missa exequial, presidida pelo Bispo da Diocese de Marília, Dom Luiz Antônio Cipolini. A Igreja Imaculado Coração de Jesus fica na rua Etelvina Teixeira da Silva, 33. Logo em seguida, ocorre o sepultamento do corpo, no Cemitério da Saudade, naquela cidade. Mesmo com a atividade sacerdotal realizada até então em Flórida Paulista, a decisão pelo velório em Marília foi dos familiares do padre Manoel. Em apoio aos fiéis, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Flórida Paulista, colocou dois ônibus à disposição, que deixou a cidade, rumo à Marília, na manhã de hoje. E nesta quinta-feira (29), o bispo diocesano celebrará uma missa em sufrágio da alma do padre Manoel, na Igreja Matriz de Flórida Paulista.

17 anos na Rede Vida

Por 17 anos, o padre Manoel desenvolveu um trabalho na Rede Vida de Televisão, presidindo missas no Santuário da Vida e levando o nome das cidades por onde passa através do canal de TV. O acidente de carro foi no caminho de volta, quando retornava dos estúdios da TV, localizados em São José do Rio Preto, e ocorreu, tragicamente, cerca de 20 quilômetros do seu destino final, que era chegar em Flórida Paulista. Ele também se despedia da comunidade floridense, já que seguiria, a partir de 2017, para Ji-Paraná, em Rondônia, onde passaria a atuar em uma experiência missionária religiosa. O próprio padre Manoel anunciou isso à sua comunidade, há cerca de 20 dias, durante uma missa, em Flórida Paulista. (Com informações do site Siga Mais, de Adamantina)