O Corpo de Bombeiros de Dracena capturou na tarde de ontem, 28, um lobo guará que estava no acostamento da rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo (SP-563), próximo ao km 129, perto do trevo de Ouro Verde.
Segundo informações da equipe, o animal aparentava ser adulto e possivelmente foi atropelado, já que estava com as patas machucadas.
Ainda conforme os Bombeiros um homem que passava pelo local avistou o animal e entrou em contato com a equipe que atendeu a ocorrência através do cabo Caetano e soldado Rigazzo.
O lobo-guará foi capturado e encaminhado à base da Polícia Militar Ambiental de Dracena, onde passaria por cuidados de um veterinário e possivelmente seria levado à Associação Protetora de Animais Silvestres (APASS), em Assis.
Segundo WWF-Brasil, ONG brasileira comprometida com a conservação da natureza, o lobo-guará é parente dos lobos selvagens e dos cachorros domésticos, podendo atingir até um metro de altura e pesar 30 quilos e é normalmente avistado circulando por grandes campos nos fins de tardes e durante as noites.
Nessa rotina, costuma cruzar estradas onde muitas vezes é atropelado. A ampla fragmentação dos remanescentes de Cerrado faz com que animais tenham que deixar refúgios de matas para se alimentar e reproduzir, tornando-se vítimas de automóveis e caçadores, por exemplo.