Com as proximidades das festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, os supermercados de Dracena se preparam para receber as demandas do período com bastante variedade em comidas típicas.
Nesta época, os supermercados se organizam e lotam as gôndolas com os mais diversos produtos do período, além de dedicar um espaço somente para estes alimentos com marcas e ofertas especiais para atrair os consumidores. Entre os produtos que mais se destacam estão os grãos como, pipoca, canjica e amendoim e doces como paçoca, pé de moleque e doce de leite.
Tânia Paschoaloto, gerente de supermercado, conta que esses produtos são procurados durante todo o ano, mas o consumo aumenta significativamente nos meses de junho e julho. Ela aguarda um aumento de apenas 5% nas vendas este ano, uma vez que além da retração do consumo diante do atual cenário econômico, a tradição de festas caipiras está se perdendo com o passar dos anos.
Entre todos os produtos da época, o mais procurado ainda é o milho para pipoca e neste ano o preço do produto não foi reajustado, pelo contrário, houve queda no valor. O gerente de supermercado, Olair Mantovanelli, acredita que talvez a queda se deva a uma maior produção do alimento neste ano. Ele disse ter preparado as prateleiras com um volume grande desses produtos para atender a demanda de consumo e falou que independente das festas caipiras, os consumidores buscam mais esses produtos devido ao inverno que faz com que as pessoas busquem por alimentos mais quentes e calóricos. O gerente acredita em um aumento de 30% nas vendas este mês.
Além da mercearia, o público volta os olhares para alguns alimentos de hortifrutis como, gengibre, batata doce e milho verde, bastante encontrado nas festas juninas. Cachaças, vinhos e licores também são indispensáveis para a comemoração.