O primeiro semestre compreende de 1º de janeiro a 30 de junho de cada ano. Período em que foram lançados pela Receita Federal 75,8 bilhões de reais. Um dos maiores ocorridos em primeiros semestres e 40 % maior em relação ao mesmo período do ano passado.
O resultado tem relação direta com as equipes que atuam na seleção de contribuintes a serem fiscalizados. A capacidade de atuação engloba ainda as informações obtidas por meio do Sped (Sistema Público de Escrituração Digital) – um sistema que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal – e da Nota Fiscal Eletrônica.
O cruzamento de informações e o aumento do conhecimento e especialização das equipes que atuam na área de seleção de contribuintes permitiram abrir fiscalizações com indícios de certeza mais relevantes e ainda maiores resultados nos lançamentos. Os resultados foram expressivos, a despeito de uma diminuição nos procedimentos.
A seleção leva em conta os maiores contribuintes, que ficam sob um monitoramento especial. São cerca de 9.500 contribuintes em todo país que respondem por 65% da arrecadação. Agora no primeiro semestre foram autuados em 55 bilhões de reais, que representam 78% do crédito tributário lançado.
No total deste período também estão incluídas pessoas físicas autônomas e servidores públicos.
Na região de Presidente Prudente, no primeiro semestre de 2015, com 1.140 procedimentos realizados pela Delegacia da Receita Federal local, resultou um montante de 475 milhões de reais em autuações.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA / Receita Federal – Presidente Prudente