Na tarde de segunda-feira, aconteceu no auditório da Divisão Municipal de Ensino, em Junqueirópolis, a aula inaugural dos cursos do Centro Paula Souza. Estiveram presentes o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Geraldo Alckmin; o deputado estadual Mauro Bragato; o prefeito de Flórida Paulista, Wilson Froio; autoridades do município e região; além dos 40 alunos do curso de Informática e mais 40 do curso de Administração.
Para a formação da mesa, o prefeito Osmar Pinatto convidou o secretário Alckmin, o deputado Bragato, o prefeito de Flórida Wilson Froio, a presidente da Câmara Municipal, Sofia Rodrigues, vice-prefeita Marlene Trevisan, primeira-dama Munira Pinato, o diretor municipal da Educação José Henrique Rossi e a diretora dos cursos do Paula Souza em Junqueirópolis, Raquiel Pereira de Souza.
A presidente da Câmara, Sofia Rodrigues saudou a presença do secretário Alckmin, do deputado Bragato e autoridades presentes, destacando o compromisso do Executivo em oferecer cursos profissionalizantes à população.
Por sua vez, o deputado Mauro Bragato, que intercedeu para a conquista dos cursos do Centro Paula Souza, destacou a importância da presença de Geraldo Alckmin, em Junqueirópolis e região, o que possibilita maior aproximação entre o governo estadual e municipal, principalmente na Secretaria do Desenvolvimento Social, que tem se destacado em favor dos municípios na gestão do atual secretário.
Para o prefeito Osmar, a implantação dos cursos é mais uma conquista para a educação de Junqueirópolis.
Geraldo Alckmin enfatizou a importância dos cursos profissionalizantes através do Centro Paula Souza que tem formado vários profissionais para o mercado de trabalho. “A formação profissionalizante na região atenderá a demanda e fomentará o interesse de novos empresários em se estabelecer na Alta Paulista”, disse. Ao final o secretário anunciou novas parcerias para Junqueirópolis e entregou ao prefeito Osmar relatório sobre o estudo encomendado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento, realizada pelo IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas – que descobriu em Panorama, a segunda maior reserva de argila vermelha do Brasil, estimada em 135 milhões de toneladas. Segundo Geraldo Alckmin, a quantidade é suficiente para abastecer as indústrias cerâmicas do ALP – Arranjo Produtivo Local – por 85 anos, para a fabricação de blocos, lajes e telhas. O secretário disse que a descoberta da reserva, incluindo Junqueirópolis, possibilitará significativo impulso na economia regional.
Após a aula inaugural, Alckmin, Bragato, Osmar e demais autoridades caminharam pela rua Rui Barbosa. Esta é a segunda visita realizada este ano pelo ex-governador do Estado e atual secretário do Desenvolvimento Social a Junqueirópolis.
CURSOS EM JUNQUEIRÓPOLIS – O Centro Paula Souza é uma instituição educacional que objetiva estimular o aprendizado profissionalizante e contribuir para a ampliação dos índices de empregabilidade no Estado, desenvolvendo um modelo de formação inovador, que possibilita uma crescente espiral de aquisição de competência, resultante de iniciativas de curto e longo prazo.
Em Junqueirópolis, as aulas tiveram início na noite de segunda-feira e para receber as duas primeiras turmas dos cursos de Administração e Informática, dois laboratórios foram disponibilizados, sendo um nas dependências da Escola Idene Rodrigues dos Santos, onde serão ministradas as aulas teóricas e práticas, com 30 computadores, adquiridos na parceria entre Estado e Prefeitura, e mais 20 computadores do laboratório da Escola Jair Luiz da Silva. A duração será de 18 meses.