A Unifadra, mantida pela Fundec, foi a instituição de ensino superior com o mais alto índice de ascensão do Oeste Paulista no IGC (Índice Geral de Cursos) do ano passado em relação ao de 2007, subindo de 195 para 232 pontos, um acréscimo de 19%.

A pontuação foi divulgada esta semana pelo Ministério da Educação (MEC), que avaliou a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação de instituições no País. Para chegar a esta pontuação, o IGC calculou o desempenho dos alunos no Enade, o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno e variáveis de insumo – corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica. Já na pós-graduação, o IGC utiliza a nota Capes.

O IGC de cada instituição de ensino superior do Brasil foi apresentado pela primeira vez no ano passado e será divulgado anualmente pelo Inep/MEC. O IGC 2007, divulgado no ano passado, compreende todos os cursos das instituições avaliados pelo Enade dentro do triênio 2005-2007. O IGC do ano passado atualiza as informações de cada instituição, dentro do triênio 2006-2008. Segundo o MEC, o IGC revela o índice de qualidade dos cursos superiores no País, dando notas de 0 a 5.

Enio Garbelini, diretor acadêmico, e Wander Dorival Ramos, diretor geral da Unifadra, disseram que este crescimento de 19% é o resultado da dedicação de toda uma equipe, um fruto de trabalho em grupo.

Edson Kai, diretor executivo da Fundec, parabenizou professores, coordenadores e direção e enalteceu os estudantes que se dedicam aos estudos.