Além do lápis, borracha, caneta e RG, o vestibular da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), cuja primeira fase será realizada neste domingo (15), exige que o candidato leve outro item: duas fotos 3×4 datadas e tiradas em 2009. Se você ainda não separou as imagens, apresse-se. Sem elas, diz o coordenador do vestibular, Renato Pedrosa, não será possível fazer a prova.
“Se o estudante teve o RG furtado e trouxer um boletim de ocorrência, pode ser feita uma exceção. Mas isso é só para casos muito excepcionais. A foto é essencial”, afirma.
Vale ficar atento às especificações e não custa repetir: é necessário levar duas fotos coloridas 3×4, datadas de 2009. O nome e o número de inscrição devem ser anotados no verso.
A obrigatoriedade de foto voltou a ser instituída pela Unicamp como mais uma forma de facilitar a identificação dos vestibulandos e evitar fraudes – nos últimos quatro anos as imagens não foram cobradas. Segundo Pedrosa, o vestibular vai utilizar uma das fotos na segunda etapa do processo seletivo – para confirmar se o candidato é o mesmo que fez a primeira fase – e a outra ficará em um arquivo.
Outra medida de segurança que já vem sendo adotada é o registro das impressões digitais dos dedos indicadores dos vestibulandos. Elas servirão para a conferência na hora da segunda fase e também durante a matrícula dos aprovados.
Horário do vestibular
De acordo com Pedrosa, o candidato deve sair com antecedência de casa rumo ao local de provas. “Os portões serão fechados às 13h45. Então é bom sair antes para evitar imprevistos. Se o vestibulando pegar o metrô das 13h, pode acontecer algum acidente e chegar atrasado”, orienta.
É bom inclusive visitar o lugar de realização do exame no dia anterior, para calcular o tempo de percurso. Haverá provas em 24 cidades do país e, onde não há horário de verão, será utilizado o horário local para a aplicação das provas.
Os exames terão início pontualmente às 14h e é necessário levar, além das fotos, o original do documento indicado na inscrição, lápis, caneta azul ou preta, borracha e uma pequena régua. É proibido o uso de calculadora, celulares e pagers, corretivo líquido, relógio com calculadora e de boné ou chapéu.
Neste ano, a Unicamp registrou 55.475 inscritos. Eles vão disputar 3.444 vagas em 66 cursos da Unicamp e dois cursos da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto).
A primeira fase inclui a redação e 12 questões gerais discursivas de ciências biológicas, física, geografia, história, matemática e química. O tempo de prova é de quatro horas e o tempo mínimo de permanência nas salas na primeira e na segunda fase é de duas horas e 30 minutos.
No dia 16 de dezembro, a Comvest (Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp) divulga a lista dos candidatos que passaram para a segunda fase.
Cursos mais procurados
Medicina é o curso mais concorrido, com quase 10 mil candidatos, resultando em quase 90 candidatos por vaga. Ao todo, o vestibular 2010 tem 55.475 inscritos.
Em seguida, vêm as carreiras de medicina na Famerp (62,5 c/v), arquitetura e urbanismo (60,3 c/v), comunicação social e midialogia (37,9), ciências biológicas – integral (35,1 c/v), engenharia química – integral (31,9 c/v), farmácia (30,2 c/v), engenharia de produção (28,2 c/v), engenharia civil (27,4 c/v) e ciências econômicas – integral (24,5 c/v).
Segundo a Unicamp, o vestibular 2010 teve 12,5% mais candidatos que o processo seletivo passado, em que foram registrados 49.322 inscritos. O recorde anterior havia ocorrido no ano de 2005, com 53.756 candidatos. A relação candidatos por vaga (c/v) geral passou de 14,4 no ano anterior para 16,1 nesta edição.