O Conselho Universitário da Universidade de São Paulo (USP) aprovou a criação de um curso de graduação de licenciatura em educomunicação. A nova carreira estará vinculada à Escola de Comunicações e Artes (ECA) e entrará em vigor em 2011, com 30 vagas no período noturno.
A licenciatura vai preparar profissionais para atender demandas tanto do campo do magistério como da prática social, pelo uso das tecnologias da informação e das linguagens da comunicação das artes em projetos voltados para a comunicação educativa.
O profissional a ser formado encontrará espaço de atuação na docência, especialmente nos cursos profissionalizantes de nível médio voltados para a comunicação e as tecnologias da informação. Poderá, ainda, desenvolver projetos destinados a melhorar a comunicação na comunidade escolar, fazendo uso das linguagens da comunicação, das artes e das tecnologias da informação, tanto no ensino básico quanto no superior. No caso, o educomunicador desempenhará o papel de um assessor a serviço das secretarias de comunicação das diretorias de ensino e das próprias escolas.
A grade curricular abrangerá inicialmente disciplinas gerais das Ciências Humanas, mais adiante afinando o foco para as teorias e práticas da comunicação. Um corpo docente — que terá 19 professores doutores, especialistas em teorias, linguagens e gestão da comunicação, educação, teoria e crítica das artes e tecnologias da informação – assumirá as disciplinas e a direção do novo programa. Foram firmadas também parcerias com o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e com a Faculdade de Educação, que ministrará as matérias referentes às práticas de ensino.