Este ano termina o prazo para que as redes de ensino de todo o País implementem o ensino fundamental de nove anos. Dracena é um dos municípios em que o sistema já funciona e vai para o quinto ano de implantação, conforme informou a presidente do Conselho Municipal de Educação, Valéria André da Costa.

Ela disse que o principal objetivo da mudança é uniformizar as faixas etárias para ingresso no ensino fundamental. “Todas as crianças com seis anos completos deverão estar matriculadas, obrigatoriamente, no 1º ano do ensino fundamental, começando a alfabetização mais cedo”, destaca.

O ensino fundamental de nove anos, previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), transformado em meta no Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação de 2001, tornou-se obrigatório pela Lei nº 11.114, de 16 de maio de 2005. No ano seguinte, foi consolidado, com a matrícula aos seis anos.

A adequação nas escolas municipais dracenenses foi feita aos poucos e, este ano, definitivamente serão alteradas as nomenclaturas de série para ano. Dessa forma, o ensino fundamental compreenderá do 1º ao 9º ano. Na cidade, as escolas municipais oferecem o ensino do 1º ao 5º ano, com exceção das escolas dos distritos de Jamaica e Jaciporã, que vão do 1º ao 9º ano.

Valéria informou ainda que as crianças com quatro anos completos são matriculadas no pré 1 e com cinco anos completos no pré 2, nas Emefis João Vendramini, João Milan Barbosa, Moacir Simardi, Waldomiro Machado, Ottília Braz Noguerol e Luiza Rossa Ribeiro. Ela também destacou que a Emefi Guilherme Tammerik passa por adequação do espaço físico para poder atender as crianças a partir dos quatro anos, em período integral.

A rede municipal de ensino atende aproximadamente 3.500 alunos no ensino fundamental e educação infantil. Desta última fazem parte as crianças de 0 a 3 anos e 11 meses matriculadas nas Emeis (creches).

VOLTA ÀS AULAS – O início do ano letivo para os alunos das escolas municipais será no dia 8 de fevereiro e as atividades das Emeis começam no dia 1º de fevereiro. Os pais ou responsáveis que ainda não fizeram a matrícula dos filhos ainda podem procurar as escolas e verificar se há vagas.