A matrícula dos alunos selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) deve ser feita até esta sexta (12). Os aprovados devem procurar cada instituição.
De acordo com balanço divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), do total de 322,9 mil inscritos, 21.457 foram selecionados. As matrículas devem ser feitas diretamente nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. A seleção foi feita de acordo com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Após o período de matrículas, as instituições de ensino que ainda tiverem vagas remanescentes poderão convocar candidatos a partir da lista de espera. Os estudantes que não foram selecionados podem confirmar seu interesse em fazer parte da relação também a partir desta quarta, no site do sistema.
Como fazer
O candidato deverá acessar normalmente o SiSU, com seu login e senha, e clicar na ferramenta que apresentará a possibilidade de participar da lista de espera. Após a confirmação, o sistema mostrará uma mensagem de que a operação foi efetuada com sucesso.
O ministério alerta para o fato de que a manifestação de interesse não assegura direito à vaga. As instituições de ensino poderão ou não optar pelo uso dessa listagem em caso de sobra de vagas. A convocação desses alunos poderá ocorrer após o período de matrículas e será feita pelas próprias universidades ou institutos federais.
O que é o SiSU
O sistema estreou em 2010 e seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, adotaram a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase.
Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.