Aos poucos, o campus experimental da Unesp de Dracena está se transformando, graças às parcerias entre a Prefeitura, Governo do Estado e reitoria. Em cerimônia ontem de manhã, foram inauguradas novas obras no campus com a presença do reitor da universidade Herman Jacobus Cornelis Voorwald. Além das reformas e adequações do auditório, também a construção do setor de avicultura e do bloco de laboratórios II.
O coordenador executivo Mário de Beni Arrigoni destacou a fase de crescimento do campus de Dracena, resultado do empenho de todos e também do município em participar da construção do ensino superior de qualidade. Ele frisou ainda as bolsas oferecidas e os cursos de extensão da Unesp local, também o esforço para melhorias na estrutura física em outros setores, além da conquista do bloco de laboratórios II e o setor de avicultura.
O vice-coordenador executivo Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo falou sobre o auditório em espaço mais amplo e confortável para os alunos, permitindo a realização de eventos, palestras, cursos, entre outros. O local recebeu o nome de Gabriel José Delgado Martins, em homenagem ao ex-aluno do curso de Zootecnia, falecido ano passado. A família do aluno marcou presença na cerimônia e recebeu homenagem.
O reitor da Unesp, Herman Voorwald ressaltou que o campus de Dracena está num processo importante de consolidação, dada através do trabalho e do envolvimento da comunidade, dos funcionários, professores e da confiança dos alunos. “A razão da existência da universidade são os alunos. O reitor tem que trabalhar de forma acelerada para dar as condições que todas as unidades do conjunto devem ter. Agradeço também ao envolvimento do Executivo e Legislativo nesta consolidação e por reconhecerem a importância da formação dos alunos para região”.
Herman falou ainda sobre a nova etapa do campus de Dracena e de Tupã, que deixaram de ser vinculados às prefeituras, tendo autonomia para tratar de forma acadêmica sua evolução e crescimento. Em seguida foram descerradas as placas de inauguração e encerrada a cerimônia que contou com a presença do prefeito Célio Rejani e Vanildo Luiz Del Bianchi, presidente do Fórum de Vice-Diretores da Unesp. Também dos alunos e professores da universidade.
FÓRUM – O professor doutor Vanildo Bianchi explicou que o Fórum de Vice-Diretores é realizado mensalmente com o objetivo de que cada unidade da Unesp possa conhecer a realidade da outra, buscando um crescimento em conjunto. Nestes encontros são tratados temas variados, dentre eles, o desenvolvimento da cultura dentro da universidade e as ações institucionais.
CIDADÃO HONORÁRIO – Na sessão da Câmara de segunda-feira (5), o professor doutor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, reitor da Unesp, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Dracena entregue pelo presidente da Câmara, Juliano Brito Bertolini, autor do projeto. Herman se disse muito honrado e destacou que a homenagem é mais um reconhecimento ao trabalho da universidade e à importância de sua presença na cidade.
Compareceram à sessão o prefeito Célio Rejani, o vice Enivaldo Sartori, o deputado estadual Reinaldo Alguz, vice-diretores da Unesp, professores e o coordenador executivo Mário De Beni Arrigoni e o vice Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo.