“Informática e Literatura: Encontros e Diálogos” é um projeto desenvolvido pelos alunos do 1º termo do curso de Sistemas de Informação da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que recebeu o Prêmio Cidadania Sem Fronteiras, promovido pelo Instituto Brasil e Ministério da Ciência e Tecnologia, na categoria Educação.
Através da disciplina de Português Técnico, ministrada pela professora Édima de Souza Mattos, os acadêmicos produzem CDs e DVDs contendo obras literárias como forma diferenciada de incentivar a leitura em estudantes da Rede Pública de Presidente Prudente.
Na última sexta-feira (18), no auditório da Fipp, foi realizada a entrega destes materiais para a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que também contou com a presença do coordenador desta graduação, Haroldo César Alessi, acadêmicos e representantes da Seduc.
De acordo com Édima foram entregues 86 obras infantojuvenis digitalizadas. Ela salientou a importância da realização do trabalho para o aprendizado dos alunos: “É muito importante mostrar para estes acadêmicos que a tecnologia pode estar a serviço da educação. Uma novidade deste semestre foi a produção de obras voltadas para pessoas com deficiência visual. Dessa maneira, além da responsabilidade social, trabalhamos com a inclusão”.
A docente contou que como professora de Língua Portuguesa, sempre teve a intenção de desenvolver trabalho de humanização com os acadêmicos. “Me sinto feliz quando os alunos se engajam em projetos com esta visão. Quando eles já estão inseridos no processo, percebem a grandiosidade da prestação de serviço. Não basta apenas transmitir conhecimento, é necessário que haja uma formação cidadã”.
Para Haroldo César Alessi, o mais interessante do projeto é que os alunos ingressantes começam a ter responsabilidades como cidadãos. “A atividade colabora também com a interdisciplinaridade entre a Língua Portuguesa e as demais disciplinas da área de Informática”.
De acordo com a supervisora de ensino, Railda Barreto, que representou a Seduc, estes materiais interativos proporcionam às crianças um enriquecimento educacional. “O aprendizado se tornará prazeroso, pois além da leitura, os CDs trazem desenhos, vozes e interação, aspectos que chamam a atenção”.
A acadêmica Fernanda Sanches Rodrigues achou interessante o fato dos alunos ingressantes estarem envolvidos no projeto. “Além do valor social do trabalho, possibilita o aprendizado no que diz respeito à disciplina de Português Técnico. Foi uma experiência marcante e posso dizer que aprendi novas ferramentas que serão aproveitadas no decorrer da graduação”.