O uso de sistemas de ensino estruturados nas escolas tem impacto positivo sobre o desempenho dos alunos, afirma pesquisa da Fundação Lemann, apresentada em São Paulo na terça-feira (29). Esses sistemas incluem apostilas, livros, acompanhamento pedagógico e treinamento de professores, de acordo com a fundação.
A pesquisa comparou notas de escolas municipais do estado de São Paulo na Prova Brasil, avaliação que mede o desempenho de estudantes da quarta e da oitava séries (quinto e nono anos) de escolas públicas nas duas disciplinas. Segundo o estudo, a adoção desse material aumenta em cinco pontos as notas dos alunos em matemática e língua portuguesa.
“É um resultado expressivo, uma vez que 12 pontos na escala da Prova Brasil representam aproximadamente um ano escolar”, afirmou a pesquisadora Paula Louzano, autora do estudo e consultora da Fundação Lemann.
A pesquisa usou dados da Prova Brasil de 2005 e de 2007.Segundo Paula, o uso do material também diminuiu em 2% o número de crianças nos níveis mais baixos de proficiência de português e matemática. “Quando não usa material didático estruturado, o professor define o que ensinar e pula o que não sabe”, disse a pesquisadora.
Outra vantagem, de acordo com Paula, é que sistemas de ensino estruturados permitem que os estudantes levem o material para casa, escrevam nele e facilitam o controle dos pais sobre o que os filhos aprendem.
Atualmente, 291 dos 645 municípios paulistas usam materiais estruturados nas escolas, de acordo com Paula. O número considera o uso de materiais privados e públicos.
Outra pesquisa da fundação, feita em 2008, mostrou que 93% dos professores e gestores entrevistados consideravam “bom” ou “ótimo” o sistema adotado em sua rede e que 84% acreditavam que o desempenho dos alunos havia melhorado com a adoção do material.