O resultado do último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Ideb 2009, mostrou que a rede municipal de ensino de Dracena obteve um avanço no ensino fundamental (1ª a 4ª série). A cidade conseguiu índice de 6,0 pontos no Ideb, superando a meta prevista para 2009 – que era de 5,4 – e atingindo antecipadamente a de 2013.
A secretária da Educação, Irmes Mattara, explicou que o MEC define metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da federação. Destacou ainda que 6,0 é a média registrada em países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e foi adotada pelo MEC como objetivo para ser alcançado no Brasil até 2021.
Em todo o País, apenas 5,7% das escolas públicas do ensino fundamental alcançaram o índice de 6,0 no Ideb. Entre as escolas avaliadas de Dracena, destacaram-se as Emefis João Milan Barbosa com 6,6 (meta projetada para 2017); João Vendramini com 6,3 (meta para 2015) e Ottília Braz Nogueirol com 6,2 (meta para 2019).
“As escolas municipais tiveram um salto em qualidade nos últimos dois anos”, afirma a secretária, que atribuiu o resultado no Ideb 2009 aos investimentos da administração na valorização dos profissionais da educação constantemente e na melhoria da infraestrutura das escolas com reformas dos prédios e aquisição de materiais pedagógicos de qualidade.
“Estamos satisfeitos com os índices conquistados por nossas escolas e acreditamos que o avanço se deve, principalmente, ao esforço dos profissionais de nossa rede”, avaliou Irmes Mattara. Ela ainda informou que a Secretaria trabalha em processo de formação continuada dos professores e prepara mais dez módulos de 30 horas de cursos para o próximo semestre.
Além da formação continuada dos professores, Irmes comentou sobre os cursos oferecidos de musicalização na alfabetização, ‘Entre na Roda’ com o objetivo de formar leitores, ‘Pró-Letramento’ para português e matemática, situações problemas matemáticos, leitura e interpretações midiáticas e ainda o Congresso Municipal de Educação, organizado anualmente. Neste ano, a Secretaria de Educação prepara o 1º Fórum Educacional – nos dias 26 e 27 de julho – com a participação de renomados congressistas para todos os docentes da rede municipal.
CHEFE DO EXECUTIVO – O prefeito Célio Rejani, em reunião de avaliação com a secretária de Educação e diretores educacionais, afirmou que investirá ainda mais na educação para alcançar novos patamares de qualidade nas escolas municipais, com a redução do número de alunos por sala de aula, ampliação e adequações das escolas, renovação total da frota escolar, bem como a formação continuada dos professores. “Acreditamos que estamos no caminho certo, oferecendo um ensino público de qualidade, com eficiência e transparência”, conclui.
Irmes Mattara ainda ressaltou outra conquista na área da Educação com a finalização do concurso público de 2002 pela Prefeitura, com o ingresso de mais de 60 professores efetivos na rede municipal de ensino fundamental em 2010. As escolas também são acompanhadas semanalmente, por meio de reuniões com coordenadores e diretores, com o objetivo de planejar e organizar o trabalho dos professores e verificar as necessidades. “É um processo de avaliação constante que ajuda a direcionar os recursos de forma eficiente”, considera a secretária.
METAS DE QUALIDADE – O Ideb foi criado pelo Inep – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. Os resultados de Dracena no Ideb foram: 5,0 (2005), 5,4 (2007) e 6,0 (2009).