A Secretaria da Educação de Dracena realizou, na sexta-feira à noite, o Espetáculo de Dança: Lendas Folclóricas com a participação dos alunos da escolas municipais. O Teatro Municipal ficou lotado com a presença dos familiares. No palco, as coreografias retratavam os personagens de várias lendas do folclore brasileiro, resgatando a cultura popular.
A apresentação foi organizada para lembrar o Dia do Folclore, comemorado hoje. A palavra folclore tem origem no inglês antigo, sendo que “folk” significa povo e “lore” quer dizer conhecimento, cultura. É um conjunto de tradições culturais dos conhecimentos, crenças, costumes, danças, canções e lendas dos brasileiros de norte a sul, formada pela mistura de elementos indígenas, portugueses e africanos.
Um dos aspectos mais interessantes do folclore brasileiro, porém, são os seres sobrenaturais que povoam as lendas e as superstições da gente mais simples. O mais popular é o Saci, um negrinho de uma perna só, que usa um barreta vermelho, fuma cachimbo e adora travessuras, como apagar lampiões e fogueiras ou dar nó nas crinas dos cavalos.
Também há outros como o Curupira, um anão de cabelos vermelhos, que tem os pés ao contrário; a Mula-sem-cabeça, que solta fogo pelas narinas; a Boiúna, cobra gigantesca cujos olhos brilham como tochas; e o Lobisomem, o sétimo filho homem de um casal, que vira lobo nas sextas-feiras de luas cheias, entre outros.