O curso de Libras – Língua Brasileira de Sinais será iniciado neste sábado (16) na Faculdade de Junqueirópolis, mantida pela Rede Gonzaga de Ensino Superior (REGES). Serão ao todo 120 horas de atividades aos sábados. As inscrições foram recebidas de 1º a 10 de outubro.
O módulo básico em outubro e novembro terá duração de 40 horas. O intermediário será em novembro e dezembro (40 horas). O módulo avançado está previsto para janeiro e fevereiro de 2011 com mais 40 horas.
O objetivo é formar profissionais habilitados em Libras e possibilitar a comunicação entre surdo e ouvinte. Devem participar professores e demais interessados em adquirir conhecimentos na Língua de Sinais.
Ao contrário do que muitos imaginam as Línguas de Sinais não são simplesmente mímicas e gestos soltos, utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação. São línguas com estruturas gramaticais próprias.
Atribui-se às Línguas de Sinais o status de língua porque elas também são compostas pelos níveis linguísticos: o fonológico, o morfológico, o sintático e o semântico.
O que é denominado de palavra ou item lexical nas línguas oral-auditivas são denominados sinais nas línguas de sinais.
O que diferencia as Línguas de Sinais das demais línguas é a sua modalidade visual-espacial.
Serviço – A Faculdade Junqueirópolis está localizada na rua Piauí nº 801. O telefone é (18) 3842-1636, a partir das 13 horas.