O Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (Proerd) desenvolvido pelo 42º Batalhão da Polícia Militar em Presidente Venceslau, formou nesta quinta-feira a primeira turma de Proerd da Escola Municipal de Educação Fundamental “Dr. Álvaro Coelho”. Cerca de 120 alunos do quinto ano receberam o certificado de conclusão do curso.
A solenidade foi acompanhada pelo prefeito Ernane Erbella, pela diretora da Divisão de Educação e Cultura (DEC), Aldora Maia Veríssimo; pela diretora da unidade escolar, Nely Moraes Ribeiro; pela comandante do 3º pelotão da 1ª Companhia, 2° Tenente PM Mayara Roberta Mieko Tanaka; pelo vereador Serafim Gomes; e pelos pais e convidados dos alunos.
Entre os meses de março e agosto, os estudantes receberam das policiais militares SD. PM Vanusa e SD. PM Iolanda todos os ensinamentos previstos pelo Programa. Além da certificação recebida, os alunos fizeram nesta manhã o juramento oficial de manter-se longe do consumo de drogas. Na oportunidade, foram condecoradas três alunas que se destacaram no concurso de redação, sendo elas Rafaela Ribeiro Screpanti, Lariani Amanda Nascimento Menezes e Fernanda L. Garcia.
Ao fazer o uso da palavra, o prefeito venceslauense enfatizou os ensinamentos do Proerd para a vida dos alunos. “Aqui vocês aprenderam como resistir às drogas e a violência, mas também aprenderam a manter a relação de amizade que deve existir entre o cidadão e a Polícia Militar”, disse. “A polícia existe para ajudar a sociedade e nela vocês podem confiar sempre que precisarem”, ressaltou Erbella.
Na cerimônia as crianças cantaram músicas que ressaltam a amizade e o coleguismo e ainda se divertiram posando para fotos ao lado do mascote do Proerd.
Proerd – É um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência a pressão dos companheiros, auxiliando as crianças a dizerem não as drogas.
O Proerd é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxilio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças no 5º ano do ensino fundamental, mostrando-lhes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.
O programa busca também oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos como amigos e pessoas em quem eles podem confiar. Permite as crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação as autoridades e respeito as leis.
As lições objetivam o desenvolvimento da auto-estima, controle das tensões, civilidade, além de ensinar técnicas de autocontrole e resistência às pressões dos companheiros e as formas de oferecimento das drogas por pessoas estranhas ao convívio das crianças e adolescentes.
O sucesso do programa depende de um perfeito entrosamento entre a escola, a família e a policia.
(Com Assessoria de Imprensa)