Pela primeira vez Presidente Prudente registrou o nome no RankBrasil – Recordes Brasileiro com a maior bolsa de couro do Brasil. A obra foi confeccionada pelos 25 alunos do Centro de Educação Profissional Antônio Zacarias (Cepaz), através do curso Confecção de Artefatos, desenvolvido em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O monumento com a maior bolsa do Brasil foi inaugurado na tarde dessa quinta-feira (28/10) com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello ‘Tupã’ (PTB), do vice-prefeito Marcos Vinha (PT), entre outras autoridades convidadas.

Na ocasião, o prefeito Tupã ressaltou que a obra é motivo de orgulho para a cidade. E que demonstra o resultado do trabalho realizado pelo Cepaz. “Prudente se tornou um pólo regional na capacitação profissional. Ele lembrou que desde o início da sua gestão a prioridade sempre foi fomentar a escola, para atender cada vez um número maior de alunos”. A escola deve formar por ano mais de 1.500 alunos.O centro de educação é mantido pela Fundação Educacional Vicente Furlanetto, que recebe a dotação orçamentária anual da R$ 520 mil da Prefeitura.

De acordo com o diretor da Fundação Educacional Vicente Furlanetto José Caetano da Silva, a intenção é divulgar o trabalho realizado com o couro em Prudente. “Queremos chamar a atenção não apenas para a obra, mas também para o maior centro de qualificação profissional do Brasil. É importante considerar que todo trabalho foi possível através da parceira realizada com o Senai”, enfatizou.

Segundo o professor Edson Navarro Marin, a bolsa foi confeccionada no período de sete meses, com encontros realizados aos sábados, totalizando 80 horas de trabalho. Ele revela que a bolsa gigante tem seis metros de comprimento, três de altura e dois de largura, com alça e sobre uma base de 2,5m, totalizam 9,10m de altura. Conforme Marin, foram 150 metros de couro; 450 quilos de ferro para a armação; 150 quilos de E.V.A. e 190 quilos de eucatex. O professor adianta que após a conclusão do trabalho a intenção é elaborar um plano de ação junto com os alunos, para confeccionar um scarpin gigante no próximo ano.

Na cerimônia inaugural do monumento estiveram presentes: o secretário de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) Carlos Dias; o diretor do Senai Sebastião Roberto de Andrade; o diretor do Depar da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), Eduardo Chesine; diretor regional do Ciesp, Fernando Carballal, o representante do Sindicato Coureiro Carlos Casagrande, entre outras autoridades.

A conquista foi registrada no site: www.rankingbrasil.com.br . (Com Assessoria de Imprensa)