O professor doutor Reges Heinrichs obteve o título de livre-docente inédito junto à disciplina Fertilidade do solo e Fertilizantes, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp) – Campus Experimental de Dracena, no último dia 26. De acordo com o professor é o primeiro título das sete unidades experimentais, que iniciaram suas atividades concomitantemente em 2003.
A defesa defendida foi: Atributos químicos do solo e características químicas-bromatológicas da Brachiaria brizantha cv. xaraés adubada com fontes e doses de nitrogênio. A banca julgadora foi composta pelo professor doutor Cecílio Viega Soares Filho – Unesp Araçatuba; professor doutor Max José de Araújo Faria Júnior – Unesp de Araçatuba; Godofredo Cesar Vitti – ESALQ/USP de Piracicaba; Takashi Muraoka – CENA/USP de Piracicaba e Pedro Henrique Cerqueira Luz – Faculdade de Zootecnia, USP de Pirassununga.
Heinrichs cursou Agronomia na Universidade Federal de Santa Maria (RS), mestrado em Solos e Nutrição de plantas na ESALQ/USP de Piracicaba e doutorado no Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA)/USP de Piracicaba.
Ele considerou que o título de livre-docente é importante tanto para a carreira acadêmica, bem como para o Campus de Dracena por formar uma equipe de docentes com maior titulação, trazendo benefícios para o ensino, pesquisa e extensão.
LIVRE-DOCÊNCIA – É um título concedido mediante concurso público apenas para portadores do título de doutor e que atesta uma qualidade superior na docência e na pesquisa. O concurso de livre-docência é aberto por edital e o inscrito tem que se submeter-se a prova escrita, prova didática e desenvolver também uma tese monográfica sobre um tema acadêmico e defendê-la perante uma banca examinadora. Dependendo da área, uma prova prática pode também ser exigida.