As escolas da rede municipal de ensino de Dracena recebem, a partir de amanhã (7), os mais de três mil alunos para início do ano letivo de 2011. No ensino fundamental (1º ao 5º ano), estão matriculados 2.700 alunos e na educação infantil (pré-I e pré-II), mais 800 crianças. Além da recepção aos novos alunos, o primeiro dia contará com atividades de recreação, esportivas, música e dança.
Na sexta-feira (4) de manhã, os professores participaram de palestra motivacional na Emefi João Vendramini e as equipes escolares fizeram a reunião de planejamento, na quinta-feira (3), para a volta às aulas.
O Censo Escolar 2010 aponta que o Brasil tem 51,5 milhões de estudantes matriculados na educação básica pública e privada – creche, pré-escola, ensino fundamental e médio, educação profissional, especial e de jovens e adultos. Dos 51,5 milhões, 43,9 milhões estudam nas redes públicas (85,4%) e 7,5 milhões em escolas particulares (14,6%).
Atendem estudantes da educação básica 194.939 estabelecimentos de ensino. Em 2009, o censo registrou 52,5 milhões de alunos na educação básica.
Na avaliação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Neto, a queda de cerca de um milhão de matrículas da educação básica pública em 2010, comparada a 2009, tem duas explicações: a melhora do fluxo escolar com redução de crianças repetindo a série combinada com o aumento do rigor técnico do Inep na coleta de informações do censo. “Fazemos checagem de dados para evitar matrículas duplas”, explicou. Em 2011, segundo Joaquim Neto, o Inep fará também visitas a escolas para verificar a autenticidade das informações prestadas.
No ensino fundamental – da primeira à nona série regular e a educação de jovens e adultos – estão matriculados 31 milhões de alunos, sendo 16,7 milhões nos anos iniciais e 14,2 milhões nos anos finais.