Ontem (10) foi o primeiro dia de aula no novo prédio da Escola Estadual Alfredo Machado de Dracena, localizado no Jardim Brasilândia. Durante a apresentação aos pais e alunos, o prefeito Célio Rejani e a primeira-dama Darcy entregaram as chaves da escola à representante da Secretaria Estadual de Educação, Vera Lúcia Godoy Cazu, dirigente regional de ensino de Adamantina.
Também estiveram presentes a diretora da escola, Ivanilde Spigotte Basso, Valéria André da Costa, representando a Secretaria de Educação de Dracena, professores, coordenadores, representantes da comunidade, convidados e imprensa local.
Célio Rejani explicou que o município doou o terreno para a construção da escola e o Governo do Estado repassou as verbas do convênio para o município, que ficou responsável pela execução da obra. “Entregamos o prédio para a Secretaria Estadual da Educação, representada pela dirigente de ensino Vera Cazu; mas a inauguração oficial deverá ocorrer com a presença do governador Geraldo Alckmin e do secretário estadual de Educação, Herman Woorwald”, disse o prefeito.
Ele destacou que houve um esforço muito grande da Prefeitura para que as aulas começassem no novo prédio ainda este ano. “São 16 salas de aula, quadra iluminada, prédio com acessibilidade, e tudo construído em 19 meses, é um tempo recorde”, considera. A escola ainda conta com sala de leitura, sala de uso múltiplo e laboratório, sala dos professores e de informática.
As obras com 2.700 m² foram iniciadas em março de 2009. O novo prédio ainda conta com elevador em três níveis de construção – o térreo, onde se localiza a parte administrativa, pátio, cozinha e quadra; 2º e 3º andar de salas de aula.
A Prefeitura de Dracena, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, foi a responsável pela fiscalização, administração da obra e dos recursos financeiros, num total de R$ 2,7 milhões.
“É uma conquista da comunidade, que ganhou um prédio adequado para o funcionamento da escola em período integral, proposta bem aceita de maneira geral na região, tendo em vista as aulas de informática, artes e o ensino do espanhol nas oficinas curriculares”, disse a dirigente de ensino Vera Cazu.
A diretora da EE Alfredo Machado, Ivanilde Basso, informou que os alunos da 5ª a 8ª série frequentam o período integral, das 7 às 15h, com oficinas à tarde. “A expectativa dos alunos era grande, todos os dia iam ao prédio antigo perguntar quando começariam as aulas. Hoje, definitivamente, a escola abriu as portas para a comunidade”, comentou.
O presidente da associação de moradores do Jardim Brasilândia, Luiz Coelho, também acompanhou o primeiro dia de aulas e confirmou que era grande a ansiedade para o início das atividades da nova escola, que trará mudanças sociais, econômicas e um novo crescimento ao bairro.
A EE Alfredo Machado está localiza na rua Aécio de Féo Flora, ao lado do clube de campo da Apeoesp, no Jardim Brasilândia.