O campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), no bairro da Urca, no Rio de Janeiro, volta a ter aulas amanhã (5). O local foi destruído por um incêndio na segunda-feira passada (28).

De acordo com nota da instituição, vistorias feitas pela Defesa Civil e pelo Escritório Técnico da Universidade (ETU) no complexo de prédios conhecido como Palácio Universitário identificaram trincas na caixa d’água, que inviabilizam o uso dos banheiros. Por isso, foram instalados banheiros químicos nos jardins.

Para atender os alunos e funcionários dos cursos de comunicação, administração e ciências contábeis, economia e educação, além de mais dois órgãos da universidade, que funcionam no palácio, as caixas químicas serão instaladas perto da entrada e dos banheiros interditados.

A UFRJ pretende retomar o abastecimento de água entre 30 e 60 dias, por meio da construção “de um castelo de água” que será erguido nos fundos do palácio. A obra será acompanhada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico (Iphan), já que o Palácio Universitário é tombado.

A reitoria da universidade também agradeceu a solidariedade da população e das autoridades e informou que há recursos para a reconstrução do telhado da Capela São Pedro de Alcântara, onde foi identificado o foco do incêndio na semana passada.