O número de projetos de extensão universitária, que serão desenvolvidos pelos professores e alunos do curso de Zootecnia da Unesp, em 2011 se comparado ao ano passado, praticamente dobrou. Neste ano são mais de 40 contra 21 projetos cadastrados, em 2010.

Na área de aquicultura, o professor doutor Leonardo Susumu Takahashi coordena três projetos, o Grupo de Aquicultura da Unesp de Dracena – Gaud – “Educando hoje para pescar sempre. Programa de conscientização da importância do Defeso” e “Levantamento da disponibilidade de ingredientes na região da Alta Paulista e seus respectivos valores nutricionais para utilização em rações para peixes”.

O objetivo do grupo de Aquicultura é aprofundar o conhecimento teórico-prático no tema, possibilitando aos alunos a aplicação da teoria em situações práticas. As ações do Gaud envolvem reuniões semanais como apresentações em público, assistência técnica e prestação de serviços a produtores, desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e extensão. Os estudantes Mayara de Moura Pereira (coordenadora), Diego Junqueira Stevanato (vice-coordenador) e Rodrigo Longuine (um dos integrantes) consideram que no Gaud, os alunos têm a oportunidade de se desenvolver tanto profissional quanto pessoalmente. Além disso, os veteranos que já estagiaram compartilham a vivência com os demais.

O Gaud foi criado em 2005 e atualmente é formado por 12 alunos. As reuniões são realizadas às quartas-feiras, às 18h. Os interessados (alunos de outras faculdades e produtores rurais) em participar podem entrar em contato pelo gaud_unesp@yahoo.com.br

Os integrantes do Gaud atuam nos dois projetos de extensão “Educando hoje para pescar sempre. Programa de conscientização da importância do Defeso” e “Levantamento da disponibilidade de ingredientes na região da Alta Paulista e seus respectivos valores nutricionais para utilização em rações para peixes”.

O primeiro aborda a preservação e a reprodução dos peixes, visando a conscientização da comunidade; o ciclo de vida dos animais; a importância do período da piracema; quais as espécies de peixes preservadas, medidas adotadas entre outros temas.

Os alunos relataram que este mês entrarão em contato com os diretores das escolas da cidade para agendar as palestras aos alunos do Ensino Fundamental e no decorrer do ano os panfletos de orientação serão produzidos e distribuídos aos alunos e pescadores.

O segundo trata da geração de subsídios para a produção de rações para peixes na região, principalmente em pequena a média escala, aproveitando os subprodutos das agroindústrias da região (beneficiamento de arroz, indústria de processamento de sucos e polpas, graxarias de resíduos de abatedouros e/ou frigoríficos de abatedouros de bovinos e aves entre outras). No projeto serão verificados a disponibilidade e valor nutricional de ingredientes da região para a elaboração de dietas para peixes sendo que os piscicultores poderão utilizar as informações resultantes deste projeto.

Takahashi leciona as disciplinas de piscicultura, ranicultura, empreendedorismo e bioclimatologia zootécnica.

PROJETOS DE EXTENSÃO – É considerado projeto de extensão universitária o conjunto de atividades de caráter educativo, cultural, artístico, científico e tecnológico, que envolva docentes, pesquisadores, discentes (bolsistas ou voluntários) e servidores técnico-administrativos, desenvolvidas junto à comunidade, com prazo mínimo de duração de um ano, mediante ações sistematizadas.

SERVIÇO – Interessados em participar do grupo de estudos, colaborar com os projetos ou para outras informações podem entrar em contato pelo e-mail gaud_unesp@yahoo.com.br. Telefone: 3821-8147