Caríssimo Frei Aberto,
Muitas vezes somos surpreendidos por fatos que acontecem em nossas vidas independente de nossa vontade ou desejo. Porém, quando temos uma missão a ser cumprida, devemos aceitá-la, pois faz parte dos desígnios de DEUS.
Durante três anos, tivemos a graça da sua presença em nosso meio e lhe somos profundamente agradecidos por isso.
O senhor nos liderou e participou conosco em várias realizações da nossa paróquia; juntos realizamos as festas comemorativas dos padroeiros das comunidades e da nossa paróquia, que além de serem momentos de congraçamento, estreitaram e reforçaram os laços entre as várias comunidades e todos os componentes da paróquia. Estes momentos inesquecíveis nos fizeram recordar o espírito de partilha, união, alegria e solidariedade, que deve ser a marca dos cristãos, assim como era nas primeiras comunidades cristãs.
De uma forma bem especial, recordou-nos como é difícil ser um cristão autêntico nos dias atuais e nos exortou a conhecer, praticar e preservar os mandamentos da Igreja em nossa vida cotidiana, além de nos encorajar para que fossemos missionários em nossos lares e locais de trabalho.
Frei Alberto, promover o crescimento espiritual dos seus paroquianos, fortalecer-lhes a fé, dar-lhes um sentido de comunidade cristã e aproximá-los de DEUS é a maior missão que um sacerdote pode concretizar. Tenha a certeza da missão cumprida.
Charles Chaplin disse:
“Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha, porque cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra! Cada pessoa que passa em nossa vida passa sozinha e não nos deixa só porque deixa um pouco de si e leva um pouquinho de nós. Essa é a mais bela responsabilidade da vida e a prova de que as pessoas não se encontram por acaso.”
A despedida, hoje, é emocionante. Este é um momento especial! É hora de olhar para trás e ver tudo o que passamos.
É hora de valorizar a amizade e os laços de afetividade que foram criados. E por isso intercedemos a Deus que lhe dê muita saúde e que o nosso testemunho possa ser o conforto e incentivo para continuar.
Ao senhor, frei Alberto, nosso muito obrigado e nosso reconhecimento.
Se tivéssemos que descrever a sua despedida e a síntese deste instante, três sentimentos talvez representassem: emoção, esperança e saudade.
Nossa comunidade sente que um de seus membros foi separado fisicamente, mas somos inseparáveis espiritualmente, ficamos com a certeza de que estamos sempre unidos pela Comunhão Eucarística.
Em nome de todos os paroquianos, expressamos o nosso agradecimento por tudo de bom que o senhor fez por nós!
Neste novo ano, muita paz e realizações.
Estaremos sempre rezando por ti.
*Tânia Polidoro integra a equipe de Liturgia e Fátima Dansieri a equipe de Ministros da Eucarístia