Diretores e reitores de instituições municipais de ensino superior se reuniram em São Paulo para a confraternização anual da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo (AIMES).

Durante o encontro, houve um balanço do ano e das conquistas de todas as associadas e também do maior espaço que Aimes está ocupando no cenário educacional no País.

Para o presidente da Aimes, professor dr. Marcos Bassi, no Brasil, quando se fala em instituições de ensino superior, são dois os modelos que vêm à mente. De um lado, o das universidades Estaduais e Federais, mantidas pelo poder público; e, de outro, o das Faculdades e Universidades da rede de ensino particular.

Há, no entanto, um grupo de instituições que se distingue, ao mesclar características desses dois modelos majoritários: as instituições municipais de ensino superior.

“São autarquias e fundações que seguem as mesmas normas impostas às públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc.), porém, se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (a cobrança de mensalidades, por exemplo)”, comentou.

 No Estado de São Paulo são mais de 30 instituições com essa configuração. Juntas, somam, atualmente, mais de 60 mil estudantes.

“Em um momento em que se discute a grave situação financeira das universidades estaduais paulistas e, em contrapartida, vivencia-se um perigoso processo de mercantilização do ensino, é oportuno observar as alternativas que estas instituições municipais representam”, disse Bassi.

A Aimes foi fundada em 2014 e, desde então, tem procurado trocar experiências e debater assuntos de interesse mútuo, além de desenvolver projetos visando estabelecer parceria com o Governo do Estado para utilizar a rede das instituições municipais na capacitação de professores.

Conheça mais acessando o site www.aimessp.com.br