Equipes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II participaram na quarta-feira, 7, que passou, do  Torneio Interno de Robótica do Colégio Objetivo de Dracena. Todos os projetos seguiam os moldes TBR (Torneio Brasil de Robótica), com o tema “Ação pelo Trânsito Seguro”, utilizando o tapete da TBR. Os grupos tinham cinco minutos para realizar, com seus robôs, as tarefas propostas, solucionando problemas do cotidiano.

O objetivo da competição é desenvolver o trabalho em equipe e a pesquisa acadêmica e técnica.

De acordo com Elis Regina Cavalari, professora de Robótica do colégio, a atividade colabora no desenvolvimento do raciocínio lógico, capacidade estratégica, análise de dados, senso de responsabilidade e no processo de imaginação da mecânica dos robôs.

Estiveram presentes no Torneio Ercílio Aguiar, Juliana Schaidhauer e Silvana Pedroso, da equipe Zoom Education For Life.

O primeiro lugar no Torneio ficou com a equipe Rafael, formada por Gustavo, Diogo, Eduardo, João Victor e Letícia. O segundo lugar ficou com a equipe Programasters, formada por Lucas, Pedro Henrique e Vitor Yoshio e o terceiro lugar ficou com a equipe Robocapa, formada por Ana Beatriz, Eloyse e Carolyne.

Segundo a professora Elis: “Quando você trabalha com alunos, consegue solução de problema, eles aprendem mexer em softwares, seu funcionamento e desafios, apreendendo, por tentativas e erros, a organizar os códigos de programação em equipe e a respeitar opiniões dos colegas, além da troca de saberes, comprometimento e criatividade”.

O evento contou com a presença de todos os alunos do colégio e despertou o interesse pelo mundo da tecnologia. A escola parabeniza a professora Elis, Luã Paludetto (técnico de informática), alunos do ensino médio que trabalharam na montagem do evento e alunos participantes, pelo sucesso do torneio.

Equipe Robocapa no momento da apresentação