Professores e profissionais da Secretaria de Educação de Dracena representaram a Rede Municipal de Educação da cidade na participação da 9ª edição do Encontro Científico da Alta Paulista (ECAP), que foi realizado de 6 a 9 de novembro na Faculdade Unifadra, mantida pela Fundação Dracenense de Educação e Cultura (FUNDEC).

O objetivo do evento foi promover uma intensa atividade científica com palestrantes de reconhecimento nacional, permitindo a interação de experiências entre os participantes e divulgações de pesquisas científicas realizadas pelos alunos de graduação da entidade e profissionais da área de outras instituições.

Os professores da Rede apresentaram projetos desenvolvidos, juntamente com alunos, que refletiram resultados significativos. As apresentações aconteceram na modalidade pôster, com temas que abordaram leitura, matemática, teatro, dança, esportes, alimentação, higiene, economia, informática e outros.

Segundo a Secretária de Educação, Profa. Ms. Vanessa Redígolo Castilho “essa ação foi desenvolvida tendo como iniciativa oportunizar aos docentes a divulgação de suas produções, em caráter científico, incentivando a pesquisa e contribuindo para apresentar à sociedade o trabalho dos alunos e do professor para além da sala de aula”.

Acompanharam os docentes na organização e orientações do evento as professoras da equipe dessa secretaria Profa. Esp. Eli Aparecida Camargo e Profa. Ms. Thaís Miranda Martins que enfatizam que “os resultados dessa ação demonstraram aceites significativos e avaliações de excelência, demonstrando o valor do trabalho desempenhado nas unidades”.

Para o Prefeito, Professor Juliano Brito Bertolini “mais uma vez é uma grande satisfação saber, por meio de outros olhares, nesse caso de avaliadores qualificados na área, que os projetos que vem sendo desenvolvidos na rede são fortes por visar o desenvolvimento do protagonismo dos alunos”. Bertolini destacou ainda, a parceria com a instituição SICREDI, por meio do Programa “A União Faz a Vida” que vem consolidando ações bastante inovadoras nas escolas municipais.

Participaram do evento, representando toda a rede, os profissionais Prof. Carlos Alberto Garcia Cardoso e Diretora Rosana Santos da Silva Cristófani da EMEFI “Prof. Sérgio Liberatti”; Profa. Vanessa Lesly Lopes, Prof. Antonio Costa da Silva, Profa. Jaisse Lisboa da Silva, Prof. Edison Carlos da Silva e Profa. Denise de Oliveira Soares da EMEFI “Guilherme Tammerik”; Profa. Josiane Carla da Silva e Profa. Gisela Parecida Martinês Naressi da EMEFI “João Vendramini”; Profa. Marinês Buffulin Machado da Silva, Profa. Elisabete Maldona Kozan, Profa. Luciane Angela de Souza Merejolli, Profa. Kátia Marques Passada Inácio e Profa. Adriana Maria Kadry da Silva da EMEFI “Prof. Moacir Simardi”; Profa. Aline Leite Xavier, Profa. Luciane Daldin e Profa. Anésia Luzia Canutti da EMEI “Cantiga de Ninar”; Prof. Luís Gustavo Venerato e Prof. José Augusto Camuci Júnior do Projeto de Esportes dos projetos AABB Comunidade de Criança Feliz/MUDARTE; Profa. Flávia Sabrina Rondi de Souza e Profa. Adriana Cristina Fortunato Leite da EMEFI “Ottília Braz Noguerol”; Profa. Stefânia Francesca Gussoni da EMEFI “Profa. Luiza Rossa Ribeiro”, professoras da equipe dessa secretaria Thaís Regina Miranda Martins e Eli Aparecida Camargo, além da Secretária de Educação Vanessa Maria Redígolo Castilho.