Unesp de Dracena conseguiu a liberação de recursos para a instalação de uma fábrica de ração dentro do campus. A estrutura que deve estar disponível no próximo semestre irá apoiar atividades de ensino e pesquisa de alunos e professores. Existe também a intenção de estabelecer parcerias com a comunidade externa.

Atualmente, o campus de Dracena oferece dois cursos em nível de graduação: Engenharia Agronômica e Zootecnia. “Os dois cursos têm conteúdos que permeiam a questão da nutrição animal. Os agrônomos são responsáveis por produzir o alimento e os zootecnistas utilizam a ração como veículo para nutrição animal”, destaca o professor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, diretor da unidade.

O docente explica que a instalação da fábrica irá permitir aos alunos acompanharem de forma prática toda a teoria que eles recebem ao longo do curso sobre a importância e a forma de se produzir uma ração de qualidade e quais os benefícios que ela pode trazer para o animal.

O gestor afirma ainda que o processo licitatório para aquisição dos equipamentos está em andamento e que, como a estrutura física de 200 metros quadrados para recebê-los já está pronta, a expectativa é que a fábrica esteja disponível para uso da comunidade no segundo semestre.

O recurso é proveniente de verba parlamentar que foi articulada pelo próprio professor Figueiredo e transferida para a prefeitura do município. Em troca, a fábrica foi estabelecida no campus da Unesp. “Até como forma de dar uma devolutiva à prefeitura e ao município, nós temos a intenção de estabelecer parcerias com a comunidade externa, produtores rurais, cooperativas ou mesmo ONGs”, aponta o diretor.