o integrar a produção de peixes com a produção de plantas em hidroponia obtemos um sistema de cultivo chamado de aquaponia. Essa técnica visa um desenvolvimento sustentável para as gerações (atual e futura). Essa técnica consiste na utilização da água residual dos peixes na fertilização da planta, o que exige pouca renovação de água e contribui para a preservação do meio ambiente e crescimento econômico e social. Um dos objetivos do desenvolvimento do sistema de aquaponia na Casa dos Velhos é fornecer alimento (no caso, alface) e também uma forma de entretenimento tanto aos idosos quanto aos visitantes.

Por meio do projeto de extensão denominado “Aquaponia: Uma opção tecnológica para melhorar a qualidade de vida dos habitantes da região da Alta Paulista” foi construída, no segundo semestre de 2017, um sistema de aquaponia doméstica no Casa dos Velhos de Dracena. Em 2018, houve uma grande mudança neste projeto, foi instalado um sistema aquapônico NFT (Nutrient Film Technique ou Técnica do Fluxo Laminar) com maior capacidade de produção. Essa atividade, extensionista.

O projeto contou com a participação dos alunos de graduação José Augusto Liberato de Souza e Wendel Vitoriano de Oliveira e Silva, sob orientação do professor Celso Tadao Miasaki. A assistente social Adriana Cristina Valette foi a colaboradora responsável pelo desenvolvimento do sistema aquapônico na Casa dos Velhos, juntamente com sua equipe.