Em abril de 2010, os rumos da educação brasileira para os próximos dez anos deverão ser definidos na Conferência Nacional de Educação (Conae). Por isso, os municípios já se mobilizam para as discussões dos problemas e necessidades da educação em nível local com a participação da sociedade nas conferências municipais de educação.

A conferência de Dracena foi realizada ontem, na ABD, e reuniu representantes dos poderes Executivo e Legislativo, representantes de bairros, escolas particulares, de ensino técnico, infantil, fundamental, superior, pais, alunos, entre outros. A secretária da Educação, Irmes Mattara fez a abertura do encontro e destacou o objetivo de discutir e acolher as propostas para área de educação a serem apresentadas na etapa regional, prevista para 6 e 7 de agosto, em Presidente Prudente.

Para fundamentar os debates houve apresentação de duas palestras. O professor mestre José Leite da Silva Neto, do Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd), falou sobre o “Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional”. O frei Flávio Gandelini, da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, ressaltou a “Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade”.

Depois foram feitos os debates em seis grupos e seriam escolhidos os representantes para participar da etapa regional em Presidente Prudente.