Está marcada para amanhã, às 16h, nas dependências da Divisão Municipal de Ensino, a aula inaugural dos cursos do Centro Paula Souza. Para o evento, confirmou presença o secretário estadual do Desenvolvimento Social, Geraldo Alckmin; e o deputado estadual Mauro Bragato, entre outras autoridades do município e região.

Segundo informações do diretor da Educação, José Henrique Rossi, para os cursos em Junqueirópolis já estão contratados todos os professores, que serão coordenados pela diretora de Escola Técnica, Raquiel Pereira de Souza

Para receber as duas primeiras turmas dos cursos – administração e informática, dois laboratórios foram disponibilizados, sendo um nas dependências da Escola Idene Rodrigues dos Santos, onde serão ministradas as aulas teóricas e práticas, com 30 computadores, adquiridos na parceria entre Estado e Prefeitura, e mais 20 computadores do laboratório da Escola Jair Luiz da Silva.

Os cursos foram conquistados pelo prefeito Osmar Pinatto, através do deputado estadual Mauro Bragato, os quais estiveram reunidos no início deste ano com a diretora superintendente do Centro Paula Souza – Competência em Educação Pública Profissional, Laura Laganá, em São Paulo, para concretizar a implantação dos cursos da instituição em Junqueirópolis.

As aulas serão ministradas no período noturno para 80 alunos, sendo 40 em cada curso, com duração de 18 meses cada um.

Para o prefeito Osmar, a implantação dos cursos é mais uma conquista para a educação de Junqueirópolis, que busca oferecer a melhor qualidade no ensino, oferecendo novas oportunidades de cursos profissionalizantes aos nossos jovens e adultos.

O Centro Paula Souza é uma instituição educacional que objetiva estimular o aprendizado profissionalizante e contribuir para a ampliação dos índices de empregabilidade no Estado de São Paulo, desenvolvendo um modelo de formação inovador, que possibilita uma crescente espiral de aquisição de competência, resultante de iniciativas de curto e longo prazo.

Veja um resumo das atribuições dos profissionais formados pelos cursos que serão oferecidos em Junqueirópolis:

ADMINISTRAÇÃO – O técnico em administração é o profissional que controla a rotina administrativa das empresas, colaborando nos planejamentos estratégico, tático e operacional. Realiza atividades em recursos humanos e intermedeia mão-de-obra para a colocação e recolocação profissional. Atua na área de compras, auxilia no setor contábil e assessora a área de vendas, além de intercambiar mercadorias e serviços, executando atividades nas áreas fiscal e financeira. O mercado de trabalho gira em torno de áreas industriais, comerciais e prestação de serviços em empresas.

INFORMÁTICA – O formado em técnico em informática é o profissional que desenvolve e opera sistemas, aplicações e interfaces gráficas. Monta estruturas de banco de dados e codifica programas. Projeta, implanta e realiza manutenção de sistemas e de aplicações. Seleciona recursos de trabalho, linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de sistemas.