Os servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) realizam amanhã, um Dia Nacional de Luta com paralisação por 24 horas de suas atividades. Quinze estados (PB, MA, AP, ES, CE, RS, BA, GO, SP, MG, AM, AL, PR, MG, PE) já aprovaram participação na mobilização em defesa do plano específico de carreira do setor e por melhores condições de trabalho, segundo informações da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal).

A paralisação ocorrerá no mesmo dia em que representantes da Condsef serão recebidos em audiência pelo presidente Lula e pelo ministro do Trabalho, Carlos Luppi. Na região, a adesão dos agentes administrativos é unânime, abrangendo as agências de atendimento de Dracena, Adamantina, Presidente Venceslau e Rancharia, além da Gerência Regional do Trabalho e Emprego em Presidente Prudente.

Em Dracena, a agência do Ministério do Trabalho estará fechada durante todo o dia de amanhã. A tendência é que a mobilização ganhe novas adesões e ainda mais força. Durante encontro nacional do setor, realizado no dia 5 de julho, na sede da Condsef, representantes da categoria avaliaram a necessidade de realizar o movimento pelo desencontro de informações entre os ministérios do Trabalho e Planejamento. Apesar do apoio declarado pelo ministro Carlos Luppi ao pleito dos servidores, no Ministério do Planejamento não há nenhuma agenda aberta para construção da carreira pleiteada pelos servidores, segundo a Condsef.

A expectativa é de que o Dia Nacional de Luta exerça pressão necessária para abrir um processo de negociação efetivo no Ministério do Planejamento em busca da construção da proposta defendida pelos trabalhadores e apoiada pelo Ministério do Trabalho. A Condsef acredita que só com união e mobilização é possível pressionar o governo em busca da aprovação de uma tabela salarial que contemple os interesses dos servidores do MTE.