O artista, skatista e músico, Alexandre “Sesper” Cruz, lança o projeto RE:BOARD nesta quarta-feira, 22 de julho, na Matilha Cultural, em São Paulo. Com o intuito de sedimentar a identidade artística do skate no Brasil e registrar sua história, a pesquisa para o RE:BOARD deu origem a um documentário e uma exposição.

O evento marca o início da exposição de um acervo de mais de 200 decks, incluindo arte final e estudos de inúmeros trabalhos clássicos expostos e, pela primeira vez em São Paulo, uma retrospectiva da obra de Billy Argel, a Deckographia, que fica em cartaz até 26 de agosto, na Matilha Cultural. Billy Argel é um dos artistas mais importantes do skate brasileiro, além de ser skatista e guitarrista da banda Lobotomia. Produziu os mais famosos modelos de shapes da década de 80, reconhecido por formatar grande parte da identidade visual do skate no Brasil.

Durante a première, os convidados terão acesso ao documentário RE:BOARD, de 75 minutos. Depois disso, o filme estará disponível em sessões semanais, abertas ao público. Segundo Sesper, o documentário não é uma pesquisa cronológica das artes produzidas para os decks no Brasil. “O foco do filme é o estilo de vida e visões atuais de artistas envolvidos com a criação de artes para shapes de skate e que, por consequência, criaram a identidade das marcas por onde passaram, com uma visão mais analítica da geração”, detalha.

O documentário RE:BOARD registra depoimentos de alguns skatistas e colecionadores que viveram todos esses anos de skateboarding, desde os anos 70, em parceria com os artistas que formataram a estética do esporte que é o segundo maior em número de praticantes no Brasil.

A trilha sonora do documentário RE:BOARD é composta, exclusivamente, por artistas brasileiros em trabalhos instrumentais. São eles: Apolônio, Baoba Stereo Club, Bodes e Elefantes, Elma, Eu Serei a Hiena, Garage Fuzz, Gigante Animal, Guizado, Lobotomia, M.Takara, Mamma Cadela, Notwork, Presto?, Twinpine(s), Vallejo x Sunset.