As autoridades de saúde do município alertam a população para não descuidar das medidas preventivas em relação à gripe A (H1N1). Rosângela Buriola, diretora das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Dracena informa que é importante as pessoas não baixarem guarda, continuarem mantendo os cuidados de higiene, porque a doença continua fazendo vítimas. Ela orienta sempre lavar as mãos e higienizar com álcool, não permanecer em ambientes fechados, e em casos de sintomas gripais procurar cuidados médicos, antes de apresentarem complicações pulmonares, como cansaço e falta de ar.

BALANÇO – A Secretaria Municipal de Saúde informa que 10 pacientes encontram-se internados na Santa Casa de Dracena tomando o medicamento Tamiflu e 16 pessoas fazem tratamento ambulatorial em casa. Ainda de acordo com dados da Saúde, na tarde de ontem aguardavam resultados de exames da gripe A, sete pacientes.

Nove pessoas apresentaram resultado de exame positivo para a doença, sendo um morador de Ouro Verde; dois de Panorama; um em Irapuru e cinco em Dracena.

Exames negativados eram sete, também até ontem, sendo um em Ouro Verde; um em Tupi Paulista e cinco em Dracena.

MORTE – Ontem por volta das 14 horas, no cemitério municipal, foi sepultado o corpo de Cleonice Araújo Miranda de Almeida, de 44 anos. A diretora das Vigilâncias, Rosângela Buriola informou que se trata de um caso suspeito da gripe A. “Cleonice deu entrada na Santa Casa local na segunda-feira (7) à tarde, apresentando os sintomas da doença, no mesmo dia, ela começou a ser medicada com o Tamiflu, porém houve uma evolução muita rápida do seu quadro de saúde para uma piora e na terça-feira (8), passou mal foi levada para UTI, mas não resistiu e faleceu”, Rosângela afirmou ainda que foi colhido exame para saber se a causa da morte teria sido pelo vírus H1N1.

O médico Alcides Carlos Bocca atestou a causa da morte como choque séptico, sepse e broncopneumonia.

Cleonice trabalhava no Fórum de Dracena, em razão disso, ontem não houve expediente ao público. Na tarde de ontem, equipe da Secretaria Municipal de Saúde compareceu ao Fórum a pedido do juiz de direito, Bruno Machado Miano, com o objetivo de prestar orientações aos funcionários sobre a gripe A.

Cleonice deixa o esposo Sérgio Mauro Estevão de Almeida e três filhos menores de idade.