A Casa do Artesão de Dracena foi representada com sucesso no 13ª Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo 2009, ocorrido de 11 a 20 deste mês, no Parque da Água Branca, na Barra Funda, em São Paulo.

A presidente do grupo de artesãos, Cida Kuroishi, acompanhada das demais artesãs Aparecida Okuma e Maria do Carmo, marcaram presença ao evento. Cida contou que superou todas as expectativas, devido a grande quantidade de peças que foram comercializadas. Ela disse que foram levados a capital paulista, aproximadamente 600 tipos de artesanato, sendo a maioria pano de prato, já que Dracena é considerada principalmente para outras regiões do Estado, a Capital do Pano de Prato.

A renda obtida nas vendas, segundo Cida, é das próprias artesãs. Atualmente a Casa do Artesão possui 30 integrantes, desses, há somente um homem que confecciona caixinhas em madeira.

Cida ressaltou a importância do apoio da Prefeitura da cidade, que colaborou com o transporte, alimentação e hotel, assim como o Governo do Estado que também incentiva os artesãos. Ela disse que alguns produtos da cidade foram levados ao exterior. Em breve, ela comentou que a Casa do Artesão terá novidades, com projeto voltado à costura.