Após uma longa negociação, o zagueiro Edu Dracena será mesmo o novo reforço do Santos para o Campeonato Brasileiro. Na noite de quarta-feira, por meio do Twitter, o clube anunciou que o jogador fará exames médicos no CT Rei Pelé e deverá ser apresentado já na próxima segunda-feira.

O contrato do zagueiro, que se desligou recentemente do Fenerbahçe (TUR), terá a duração de três anos, até dezembro de 2012. Edu Dracena chega ao Santos com a confiança do técnico Vanderley Luxemburgo, com quem conquistou a tríplice coroa, (Estadual, Copa do Brasil e Brasileirão) pelo Cruzeiro, em 2003.

Nascido em Dracena, no dia 18 de maio de 1981, Eduardo Luiz Abonízio de Souza iniciou sua carreira de jogador no Guarani, em 1995, com apenas 13 anos, depois de passar pelas escolhinhas em Dracena.

Após passar pelas categorias de base, Edu estreou no profissional aos 17 anos (em 1999) contra a Matonense, em derrota por 2 a 1. Do Guarani, Edu teve passagem rápida pelo Olympiacos (GRE), onde teve dificuldades com a língua. Voltou ao Brasil em 2002, para o mesmo Guarani e, por indicação do Vanderley Luxemburgo, foi contratado pelo Cruzeiro em fevereiro de 2003.

No clube mineiro, conquistou três vezes o Campeonato Mineiro, em 2003, 2004 e 2006, a Copa do Brasil em 2003 e o Campeonato Brasileiro de 2003. Dois anos depois, Edu sofreu séria contusão na partida final do Campeonato Mineiro contra o Ipatinga.

Em agosto de 2006, Edu Dracena se transferiu para o Fenerbahçe (TUR), onde permaneceu por três anos, conquistando o Campeonato Turco de 2007. Pela Seleção Brasileira, integrou o grupo campeão da Copa das Confederações em 2003.

Em abril deste ano, Edu passou por um procedimento cirúrgico no joelho direito com o médico Joaquim Grava. A cirurgia foi bem sucedida e o atleta já está na fase final de sua recuperação, devendo estar apto a participar de uma partida em cerca de um mês.

O zagueiro de 28 anos chega ao Santos para elevar os números da defesa no Brasileirão. Em 24 jogos, a equipe sofreu 38 gols. Dos clubes que disputam o Nacional, apenas Náutico, Botafogo e Sport sofreram mais gols que o Peixe.

Em seu site oficial o jogador afirmou que: “É mais um grande desafio na minha carreira e eu estou muito feliz que tenha acertado com o Santos. O clube tem um planejamento muito bom e tenho certeza que irei novamente estar atuando em uma equipe de ponta do futebol brasileiro. O Santos sempre entra nas competições com o foco no título e eu serei mais um jogador no forte elenco do clube a lutar pelas conquistas. Estou muito feliz e espero poder estar muito em breve em campo atuando com a camisa do clube.”

Renato Abonízio, procurador e irmão de Edu, afirmou que a proposta e o projeto apresentado pelo Santos ao atleta foram os principais motivos do acerto, além da presença do técnico Vanderley Luxemburgo. Renato afirmou que Edu deve passar o final de semana em Dracena e que na segunda-feira a apresentação do atleta será realizada em Santos.