Novamente, a EE Prof.ª Julieta Guedes de Mendonça terá alunos premiados no Concurso de Trabalhos Escritos e Desenhos “Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento”, promovido pela Unesco. O tema escolhido para este ano foi “Nossa presença no Cosmos”, em comemoração ao Ano Internacional da Astronomia e aos 40 anos da chegada do homem à Lua.
Entre os melhores trabalhos selecionados no concurso está o desenho de Jéssica Cabrera Reis, 15 anos, aluna do 1º ano do ensino médio e o desenho e as crônicas de Victor Henrique da Silva Menezes, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, ambos da escola estadual Julieta Guedes de Mendonça. Eles concorreram com alunos de todo o País, tanto do ensino público quanto particular.
A premiação será entregue no dia 10 de novembro, em Brasília, junto com o lançamento do livro de divulgação dos trabalhos. Esta é a segunda vez que os alunos da escola receberão prêmios do concurso da Unesco. No ano passado, Victor Menezes ganhou viagem para a Europa, tendo se classificado em primeiro lugar na categoria trabalho escrito com “Contos da Natureza”.
Desta vez, Victor escreveu “As crônicas do Cosmos”, com quatro histórias diferentes que retratam a descoberta de um novo planeta em condições para a manutenção da vida, ao passo que busca uma ampla reflexão sobre a irrevogável presença humana no universo. A professora de História, Sandra Regina Constantino foi a orientadora.
Victor também concorre na categoria desenho, assim como Jéssica Reis, ambos orientados pela professora de Arte, Dilene Cristina Danelute Rezende. A professora ajudou Victor na produção do texto premiado no ano passado. O sucesso do aluno é que motivou Jéssica a participar do concurso este ano.
“Decidi tentar, seguindo o exemplo do Victor, que mesmo estudando em escola pública e concorrendo com alunos também de particulares conseguiu o prêmio. Estou muito feliz pela classificação, e isso já ajuda a acreditar mais no nosso potencial e a encarar outros concursos” – destaca Jéssica.
“Não achei que seria classificado de novo. Estou muito feliz, também pela Jéssica e por ter incentivado outros alunos a participarem. O que aconteceu comigo pode acontecer com todos, basta aproveitar as oportunidades. Mesmo estudando em escola pública, com todas as dificuldades, se houver força de vontade e dedicação é possível se destacar” – reforça Victor.
Os alunos ainda agradeceram o incentivo dos professores, também à professora de Português, Vilma Verona, que fez a correção dos trabalhos, o apoio da direção da escola, da família e dos amigos.
O diretor Edson Fávero agradeceu a toda equipe escolar e aos alunos em especial, que se dedicaram e estarão levando o nome da escola, do município e do estado entre as melhores do ranking brasileiro.