Em novembro será realizada a eleição da nova diretoria da subsecção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Dracena. O prazo para inscrição das chapas terminou na última sexta-feira. Na cidade, concorre à eleição a chapa única presidida por Margarete de Cássia Lopes Gomes de Carvalho, que tem como vice João Carlos Sanches, secretário geral José Florentino de Souza Araújo, secretário adjunto Rodrigo Otávio da Silva e tesoureiro Renato Betio.

O pleito está previsto para dia 17 de novembro, em todo o Estado. Tem direito ao voto todos os advogados adimplentes. Os eleitos terão mandato de três anos.

O atual presidente da OAB Dracena, Raul Meirelles Breves não concorrerá à reeleição e afirmou ter sido muito gratificante o trabalho desenvolvido durante esta gestão. Ele conta que apesar ter encontrado a casa com alguns problemas com o Executivo, Legislativo e Judiciário quando sua equipe assumiu, durante a gestão conseguiram fazer um apaziguamento e trabalhar harmonicamente com todos. Agradeceu e ressaltou o apoio de sua equipe, do vice-presidente Samuel, do secretário Salvador, da tesoureira Silvana e do secretário adjunto Renato Betio, além de todos os funcionários da casa.

Raul Meirelles também citou algumas melhorias como aquisição de computadores, mobiliários e aparelhos para a Casa do Advogado; sala do Fórum e a sala da Vara do Trabalho. Destacou as atividades da Escola Superior de Advocacia, coordenada por Helder Antonio Souza de Cursi. A escola oferece cursos de aperfeiçoamento a todos os advogados inscritos na OAB SP e passará a funcionar com vídeo conferência.

Outro trabalho importante é o da Comissão de Assistência Judiciária, presidida por Roberto Matsui. Raul Meirelles explicou que através de convênio da OAB com a Defensoria Pública do Estado é feita a triagem das pessoas que necessitam de assistência judiciária para a indicação de um profissional. A triagem ocorre toda quinta-feira, das 8 às 11h, para pessoas que recebem até três salários mínimos.

Meirelles ainda informou que as inscrições de advogados para Assistência Judiciária, que estavam paradas há anos, foram reabertas na segunda-feira (19) e seguem até 6 de novembro. As inscrições podem ser feitas no site www.defensoria.sp.gov.br.

Todos os advogados devem se cadastrar, inclusive aqueles que já estão inscritos atualmente no convênio. O edital está disponível no site da OAB SP (www.oabsp.org.br).

O presidente da OAB Dracena também agradeceu ao coordenador de eventos Adriano Ribeiro, que programa as palestras na Casa do Advogado e em conjunto com o Cesd, também o café da manhã para maior aproximação dos advogados locais.

Raul Meirelles entrega a diretoria a partir do dia 1º de janeiro, com a consciência de dever cumprido. Ele disse também que no dia 17 de novembro será a eleição da presidência da OAB São Paulo, cujo presidente atual Luiz Flávio Borges D’Urso concorre à reeleição.