A segunda reunião temática da Amnap com o diretor geral da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Bernardo José Figueiredo Gonçalves de Oliveira, aconteceu ontem de manhã, em Panorama, a pedido da Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista. O assunto foi a reativação do transporte ferroviário de cargas. “A região preenche todos os requisitos necessários para a reativação do transporte ferroviário de cargas”, afirmou o diretor geral da ANTT, Bernardo de Oliveira, durante reunião na Câmara Municipal de Panorama.

O encontro que contou com as presenças do deputado João Paulo Cunha; o gerente do Departamento de Armazenagem da Ceagesp; prefeitos; vice-prefeitos; vereadores; empresários e lideranças políticas da região foi conduzida pelo presidente da Amnap, Osmar Pinatto, prefeito de Junqueirópolis.

A reunião teve sua abertura com a saudação do prefeito anfitrião José Milanez Júnior, em seguida fizeram o uso da palavra o representante da Ceagesp, José Lourenço Pechtoll, o qual enfatizou o potencial de cargas do setor sucroalcooleiro, biodiesel e grãos; o deputado federal João Paulo Cunha – quem viabilizou a vinda de Bernardo de Oliveira, para a região; e por último o convidado Bernardo de Oliveira. Ele fez suas colocações sobre o movimento pró-ferrovia e afirmou que a Nova Alta Paulista reúne todas as condições e potencial para o transporte inicialmente de cargas, de suma importância.

Bernardo de Oliveira colocou aos presentes que a concessionária ALL (América Latina Logística) será notificada e dela exigido de imediato a reforma e recuperação da malha viária desta região, ao mesmo tempo em que será aberta a ferrovia para outras empresas de transportes ferroviários que tenham interesse no transporte do potencial produtivo da Nova Alta Paulista, independente do interesse ou não da ALL. Bernardo de Oliveira respondeu várias perguntas e ouviu diversas sugestões dos presentes, transcorreu ainda sobre a integração da malha ferroviária da região no complexo Ferronorte. O diretor da ANTT explicou aos participantes da reunião da Amnap que a Ferronorte é construída pelo Governo Federal a partir de Belém, no Pará, com vários ramais e um deles é o de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul, do qual deverá ter uma extensão do município de Estrela do Norte (SP), onde a rodovia deverá chegar no início do ano de 2011 até Panorama, tendo ramificações para os Estados do Mato Grosso do Sul e Norte e Rio Grande do Sul, obra do PAC.

Em 15 dias será enviando à Amnap cronograma de trafegabilidade para região e estará agendando para o próximo dia 10 de novembro, em Brasília, reunião entre os empresários da região interessados neste meio de transporte e quatro empresas de transportes ferroviários, já interessadas na escoação via férrea da produção regional, interligando Panorama ao Porto de Santos.

Ao finalizar a reunião, o presidente da Amnap declarou que a região não aguenta mais ouvir falar de ALL (América Latina Logística), depositando a confiabilidade da associação de municípios nas colocações do diretor geral da ANTT que estará obrigando a ALL em recuperar a estrada de ferro em perfeitas condições de trafegabilidade.