Em patrulhamento de rotina, na tarde de sábado, em propriedades rurais, equipe da patrulha rural da Polícia Militar Ambiental de Dracena, em vistoria em uma estância, localizada no bairro Estrada 5, em Panorama, constatou que o local estava sendo utilizado para abate clandestino de bois.

A Polícia Ambiental flagrou na propriedade animais já mortos em área imprópria para o abate e descobriu após contato com o proprietário que o matadouro não possuía nenhuma licença para este tipo de estabelecimento; também não estavam sendo obedecidas regras exigidas pela Vigilância Sanitária.

Além de suspeita de crime contra a saúde pública, a Polícia Ambiental, apreendeu na propriedade cerca de 300 quilos de carne bovina, que segundo laudo de um veterinário estava imprópria para o consumo.

Não houve nenhuma prisão e a conduta em tese teria infringido a lei estadual 11.977/05 (Código Estadual de Proteção aos Animais e Normas de Proteção, Defesa e Preservação no Estado de São Paulo).

Diante dos fatos constatados inicialmente, a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia de Panorama, onde foi elaborado boletim de ocorrência sob o nº. 1.340/09.
A carne apreendida seria incinerada e depois enterrada. A Vigilância Sanitária de Panorama também seria comunicada para tomar as providências cabíveis.

Ontem à tarde, o delegado Raimundo Farias de Oliveira, que está respondendo pelo DP de Panorama, disse que a carne apreendida já havia sido queimada e inquérito policial foi instaurado, para apurar eventuais crimes contra a saúde pública e de sonegação fiscal cometidos pelo dono dos animais.