Na tarde de sexta-feira, na sede da fundação CASA, em Irapuru, foi realizado encontro entre o poder público de Irapuru, com a presença do prefeito, Antônio Donizete Cícero, proprietários rurais da estrada municipal que liga o Bairro Nagao à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e membros da Codasp – Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo, responsável pela execução das obras do programa Melhor Caminho, do governo estadual.

O Programa Melhor Caminho foi criado em 1997, para a elaboração de convênios entre a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e prefeituras. A proposta é de interesse social e visa conservar as estradas rurais (não pavimentadas) de forma a preservar os recursos naturais, especialmente a água e o solo, prevenindo e controlando a erosão e, simultaneamente, estimulando a adoção de práticas conservacionistas pelos agricultores; garantir melhores condições de escoamento, armazenamento e infiltração das águas pluviais, controlando e prevenindo a erosão e o assoreamento dos mananciais e aumentando a recarga do lençol freático, preservando os recursos naturais; reduzir o custo de conservação das estradas rurais e alongar sua vida útil, assim como reduzir o custo de transportes dos insumos e produtos agrícolas e proporcionar ao morador do meio rural o transporte seguro dos insumos e safras agrícolas, estimulando a produção e o acesso à educação, saúde, abastecimento e lazer dos centros urbanos, melhorando a qualidade de vida.

No encontro estiveram presentes o engenheiro Petrônio Pereira Lima, diretor de operações da Codasp e o engenheiro agrônomo José César Zoccal, gerente do Centro de Negócios de Presidente Prudente, que anunciaram a recuperação de um trecho de 4,2 quilômetros da estrada que liga o Bairro Nagao à Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros, que está interditado e em péssimas condições de conservação.

Além dos proprietários e produtores rurais que utilizam a estrada e de moradores do bairro, ainda estiveram presentes representantes do Sindicato Rural da cidade e do comando da Polícia Militar da região.

A estrada é utilizada também por que se dirige ao presídio de Irapuru e à unidade da Fundação Casa que também está instalada na região.

Segundo as autoridades presentes, a obra é de grande importância para o município, pois a estrada é utilizada ao escoamento da produção local e para o trânsito de estudantes do bairro para a cidade. As obras visam também melhorar a condição dos moradores do Bairro Nagao.

As obras devem começar em breve; o valor que deverá ser gasto no trabalho não foi divulgado, mas fará parte do orçamento destinado ao programa Melhor Caminho.