A manhã de ontem foi de muita satisfação e felicidade para os envolvidos com o trabalho de implantação e concretização do campus experimental da Unesp de Dracena. A comemoração aconteceu devido à realização da solenidade de assinatura do termo de cessão de uso do imóvel com área útil de mais de 90 mil metros quadrados onde está instalado o campus da Unesp de Dracena.

A cerimônia aconteceu no auditório da Universidade e contou com a presença do prefeito Célio Rejani, do presidente da Câmara Municipal, Juliano Brito Bertolini, do deputado estadual Reinaldo Alguz, do vice-coordenador executivo da Unesp de Dracena, o professor Paulo Alexandre Monteiro de Figueiredo, do diretor executivo da Unesp de Dracena, o professor Mário De Beni Arrigoni, do assessor de gabinete José Carrijo Andrade e do reitor da Unesp, o professor doutor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, além de diversas autoridades locais e de grande parte do corpo docente da universidade em Dracena.

Depois da assinatura do termo de cessão do imóvel, as autoridades presentes usaram a palavra para destacar o fato.

O professor Juliano Brito Bertolini, que falou como presidente do Legislativo destacou a importância da presença de uma universidade estadual no município. Juliano ressaltou que como ex-aluno da Unesp, conhece a qualidade do ensino oferecido gratuitamente pela instituição e destacou também a agilidade com que o projeto apresentado pelo prefeito Rejani, foi aprovado pelos vereadores. Juliano afirmou ainda acreditar que o ato será de grande importância ao desenvolvimento do município nos próximos anos.

O deputado estadual Reinaldo Alguz, que também esteve presente à cerimônia, ressaltou o trabalho desenvolvido pela administração do ex-prefeito Junior Stelato, que foi quem iniciou o trabalho da vinda da Unesp à cidade, dos vereadores das legislaturas atual e anteriores e do coordenador e vice do campus de Dracena, que foram responsáveis pelo desenvolvimento e consolidação do campus de Dracena.

O deputado destacou também a importância do reitor da universidade, que trabalhou de forma incisiva para que o campus dracenense se tornasse uma realidade.

O prefeito Célio Rejani, que fez uso da palavra logo depois, destacou que o trabalho dos vereadores na rápida aprovação do projeto foi de grande importância para que a universidade passe a investir de forma mais contundente a partir do próximo ano no campus de Dracena.

Célio afirmou também que a confiança, por parte da Prefeitura, no trabalho desenvolvido pela universidade é tamanha, que a administração municipal não pediu nenhuma contrapartida por parte da universidade pela cessão do imóvel.

O prefeito afirmou também que o apoio e a aprovação do trabalho desenvolvido pela Unesp são muito grande na cidade, o que facilita a realização de novos projetos. Como um membro proveniente do mundo acadêmico, o professor de Ciências Contábeis, Célio Rejani, afirmou que a consolidação e crescimento do ensino superior na cidade, através do fortalecimento das instituições existentes no município, será de grande importância para o desenvolvimento e crescimento da cidade e da região.

O reitor da universidade afirmou que a cerimônia foi de importância equivalente àquela realizada no momento do início das atividades da universidade de cidade, em 2003. Herman Jacobus destacou que o desenvolvimento e consolidação do curso vêm sendo satisfatórios e que a parceria com a administração pública municipal é muito positiva. Segundo o reitor, a possibilidade existente agora, de a universidade poder destinar verbas ao campus de Dracena, fará com que o desenvolvimento do curso de Zootecnia e de eventuais cursos que venham a ser implantados em Dracena tenham uma nova dinâmica.

O reitor destacou a obrigatoriedade de a universidade oferecer 30% de suas vagas no período noturno. Isso, segundo o reitor, faz com que a projeção de um novo curso na cidade não fique muito distante. Com relação a investimentos na estrutura do campus, o reitor afirmou que em breve as necessidades da unidade serão avaliadas e começarão a ser atendidas de acordo com as possibilidades de investimento da universidade. O reitor afirmou ainda que a intenção da Unesp, em um curto período, é figurar entre as maiores universidades do mundo.

O coordenador executivo da Unesp, professor Mário de Beni Arrigoni, afirmou que os projetos para a instalação de novo curso e especialização estão sendo elaborados e deverão ser apresentados em breve. O novo curso deverá ser da área de bioenergia e abordará aspectos da cadeia produtiva da cana e da sua transformação em biocombustível e em outros produtos.

Mário destacou o novo status que o campus terá, já que agora a unidade de Dracena fará parte do planejamento financeiro da universidade, passando a receber parte da verba que o Governo do Estado destina às universidades estaduais. Segundo o planejamento que deverá ser apresentado à reitoria, o campus dracenense reivindicará verba de cerca de R$ 3 milhões por ano, para custeio e investimento. Esse valor deverá ser aprovado pela instituição e poderá variar também de acordo com a arrecadação anual do Estado.

Segundo o planejamento da direção, as próximas obras reivindicadas serão as construções de um prédio administrativo, um prédio para os professores e um centro de convivência para os alunos. Essas novas instalações deverão liberar os prédios já construídos para utilização como salas de aula, aumentando assim a capacidade da universidade.